*Projeto em Anticlímax*

Se o Projeto em que estou envolvida fosse um filme, eu diria que ele está no momento de Anticlímax. Tudo está tranquilo. Tranquilo até demais. Como durante o silêncio do suspense que antecede o ataque de um inimigo, ou como na proverbial calmaria que prenuncia o temporal.

Na hora da Ação, foi heróico (e dramático!) o quanto a equipe se esforçou, trabalhou, desenvolveu os sistemas, fez as adaptações necessárias, acompanhou os testes, readequou os sistemas, fez tudo do melhor que podia no período de desenvolvimento, e entregou tudo o que prometeu, deixando os sistemas todos prontos "a tempo e a hora" para a data do lançamento do produto.

O mui festejado evento de lançamento do produto contou com a presença de autoridades, e até resultou em cumprimentos para a equipe do projeto, chegando então a um momento de Clímax.

Depois disso, a equipe continuou - e continua até hoje! - monitorando diariamente os esperados progressos na demanda e nas vendas do produto. E nada. Até agora, nenhuma venda, nenhuma compra, nenhuma identificação de nova necessidade de ajuste ou de desenvolvimento dos sistemas.

Essa ausência de resultados visíveis para os nossos esforços vai fazendo a equipe perder o gás para a finalização efetiva deste projeto. A expectativa de progressos na vida do produto, anteriormente tão alta, vai aos poucos se desfazendo, e as constatações diárias vão se tornando cada vez mais desestimulantes. E o pior é que, no mesmo compasso, inúmeras outras demandas que haviam sido reprimidas durante o prazo do projeto, vão absorvendo o tempo e consumindo a energia dos desenvolvedores envolvidos.

É nessa situação que nos encontramos, em um lastimável momento de Anticlímax.

O que importa, é claro, é que o trabalho foi bem feito, e que os sistemas estão prontos para qualquer instante em que finalmente comece a "(Re)Ação".

-------------

MALANOVICZ, Aline Vieira. "Projeto em anticlímax". Porto Alegre, 1. dez. 2013. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/4594199