CONVERSANDO COM UM EX-MENDIGO

Zé Carlos, ex-professor, ex-mendigo e ex-universitário que não conseguiu se formar porque ficou órfão de pais aos 19 anos. Por isso teve que ir trabalhar como vendedor de biscoitos. Hoje é garçom "avulso". Ele, meu parente, filho de um tio avô, certa vez num fim de semana quando eu ia de passagem de um lugarejo na área rural de Governador Dix-Sept Rosado para Mossoró, paro numa chácara de outro parente nosso, o primo Oscar, lá está ele, sentado no pé de um alpendre, nós dois tomando uma cachacinha, como sempre muito inteligente que foi, no meio do papo me disse com muita firmeza:

"Clelinho, Eu defendo o capitalismo liberal, cara. E ponto! Prefiro. Antes isso, uma coisa prática e eficiente, a viver nessa ilusão socialista (com o papo furado comunista), que no fim só serve para quem quer o poder (a elite reduzida que financia o partido dominante, que toma posse e governa o país às custas da nação, só para manter essa elite financeira dominando o poder econômico) e nele permanecer, se possível para sempre. O PT jamais teria o domínio que tem do poder político sem o finado Alencar ou Eike Batista. Que também jamais teriam alçado, sozinhos, grandes fortunas e o domínio do poder econômico sem o PT no poder. Isso é mais lógico que matemática básica.

Ora, quanto mais liberdade (sobretudo econômica) uma nação tiver, mais dinheiro circulando entre a nação teremos; teremos mais investimentos e mais empresas ou mais empresas mais fortalecidas. Logo eu teria mais chance de ter uma renda e um emprego melhores. Cara, até as esmolas que ganhei em minha vida quem me davam era o proprietário da padaria, o cara do mercadinho, a empresária do supermercado, a dona de casa esposa do marceneiro e a dona da lanchonete que eu quase todo dia varria sua calçada e limpava suas mesas, depois ela me dava dois hot-dog's e um copão de vitamina de abacate; já esse governo socialista, o que me dá? Qual a oportunidade de emprego que o governo é capaz de me proporcionar? Ele, na verdade, só faz atrapalhar esses empresários (que trabalham muito) vetando a nação de investir, impondo barreiras e burocracias, atrasando a vida econômica da sociedade, vetando a nação de progredir e gerar uma vida utilmente econômica. Bolas!, hoje, o tantinho de trabalho que tenho, vez por outra, ainda quem me oferece são empresários, os quais às vezes ficam obrigados (por motivos econômicos e financeiros) a me dispensar ou porque não aguenta a mão pesada do Estado lhe "roubando" impostos e são obrigadas a baixar as portas ou porque às vezes meu lugar deve ser ocupado por algum familiar por corte na folha de pagamento para a empresa sobreviver, fechar suas contas e ter o mínimo de lucro.

Enfim, o que esse governo socialista faz, na realidade, é criar uma dependência de toda nação para com a distribuição desumana de misérias estatais. Pra você ver, os serviços públicos essenciais são uma porcaria. Cadê a grana dos impostos? Onde está esse dinheiro todo? Nem "bolsa família" esse governo me dá. Eu não tenho família.

Repito, Clelinho: Eu defendo o capitalismo liberal, cara. E ponto!".