Concurso Público liberdade? Segurança?

Particularmente tenho uma grande reserva contra essa busca afoita e inconsciente do povo por segurança. Primeiramente porque segurança é um conceito beeem relativo. Ninguém está 100% seguro. Não tem circunstância estável nessa vida que uma desgraça jamais cogitada não possa desestabilizar. É da vida que seja assim.

Segundamente porque esse povo tá com medo de quê, hein? Não se bancam? Não se garantem? Teriam vergonha de trabalhar atrás de um balcão de lanchonete pra não passar fome?

Terceiramente porque acho que a sensação de se bancar por conta e a agilidade e a iniciativa que você ganha com isso são impagáveis. São as sensações de independência e autonomia que curam qualquer depressão.

E por fim, acho essa coisa de segurança coisa de gente meio preguiçosa lerda. Quem gosta de trabalhar com empenho e dedicação nunca fica na mão… O mundo precisa de gente assim e sempre vai pagar bem por isso. No final das contas, tudo sempre vai depender de você e de sua capacidade de se articular, de se mexer, de produzir valor para os outros.

Desgraças acontecem o tempo todo, mas você vai ficar esperando por elas? Ou vai focar no seu próprio desenvolvimento? A pior desgraça já aconteceu, que é termos nascido nesse mundo complicado :)

Apesar de todo esse ponto de vista sobre segurança, há quem prefira seguir o senso comum e correr atrás dela, ao invés de seguir as opiniões de doidos como este que vos fala, o que é muito natural :) E sobre segurança há algo que realmente precisa ser dito para quem pretende ganhar dinheiro com a internet. Isso aqui é igual um terreno com areia movediça. Está sempre mudando.

Exemplificando: Um funcionário público qualquer sabe muito bem que daqui a cinco anos estará empregado, independente de ele estar completamente insatisfeito com os rumos que a própria vida tomou. Eu, que sobrevivo de renda online… Sério, não faço a menor ideia de como estarão as coisas na internet daqui a cinco anos. O que traz um panorama um tanto desesperador para quem está no ramo.

O que se pode fazer? Zeca Pagodinho diz em uma de suas músicas que enverga mas não quebra. Gosto desse dizer. Não se pode ter medo das coisas. Com exceção das questões de vida e morte, sempre haverá alguma saída, algum jeito para o pior dos problemas. Ou você confia em você mesmo, ou não sei porque está aí (sobre)vivendo…

Mesmo assim devo comentar o seguinte: Se você moleque tá querendo ganhar dinheiro com a internet, só o faça se realmente tiver paixão por isso aqui, ou se você for meio louco igual gente como eu. Do contrário, utilize seus esforços e neurônios para conseguir um emprego público. Porque afinal de contas, um pouco de benefícios não faz mal a ninguém, principalmente para você jovem, que ainda não conquistou nenhum.

Dificilmente será a internet que lhe dará esses benefícios.

Texto de 7 de setembro de 2011.

Por Ronaud Pereira