VIDA FÁCIL - A ESCOLHA DE CADA UM

Sempre achei a vida bastante fácil, cabendo a nós, seres humanos, complicá-la exacerbadamente. Os comportamentos, as palavras, os pensamentos é o que atrapalha, que cria situações problemáticas, difíceis e, muitas vezes, dolorosas.

Se ataco alguém desnecessariamente, corro o risco de criar problemas para, no mínimo, duas pessoas; e minha vida começa a se complicar.

Se compro e não pago; ou, se compro mais que posso pagar, sofro as conseqüências de ter meu nome no SPC (e na boca de vendedores e empresários), cobradores na minha porta, falta de crédito no comércio, falta de suprimentos em casa. Aborrecimentos, enfim...

Se falo tudo o que quero, se uso fofoca para conviver, posso ouvir tudo o que têm a dizer de mim e dos outros para mim e por aí afora. E torno-me malvista e desacreditada no meio social. Mais aborrecimento...

Se tenho oportunidade de estudar, mas coloco dificuldades e opto pela turma da rua, pelos bares e bailes, no futuro não poderei reclamar do que a vida reservou para mim.(Ops! A vida, não! Eu mesma!)

Enfim, somos nós os maiores responsáveis por nossos problemas e, da mesma forma, pelo nosso bem viver. É claro que há os acidentes, as doenças, as catástrofes que independem, na maioria das vezes, de nossas ações, e nos trazem sofrimentos. Destes, não há como escapar. Faz parte do percurso. Mas os demais!, basta que tenhamos atenção ao nosso modo de falar, agir e pensar para perceber o quanto de negativo há em nós, o tanto de crítica, agressividade, mentira, arrogância e indiferença que povoam nossas palavras, atos e pensamentos. E é exatamente isto que retorna a nós, acredito, em forma de problemas para tumultuar a nossa vida.

Continuo acreditando que a vida é fácil de ser vivida. E isto independe de ter ou não dinheiro, ter ou não beleza, ter ou não grandes oportunidades. Depende, sim, da disposição em vivermos bem com o que temos e da disponibilidade de sermos leves, equilibrados dentro da nossa realidade, respeitando-se e ao próximo, enterrando a inveja, sepultando a vaidade e observando as coisas mais simples da vida, que é onde está toda a beleza de viver. Descobrir que é muito mais fácil viver do que a idéia que querem nos dar (não é nem vender!). Querem, na verdade, nos impor essa vã filosofia capitalista, egoísta e ilusória.

Chega de complicar: Se não pode cumprir, não prometa;

Se não pode pagar, não compre;

Se não pode criar e educar, previna-se;

Se não pode ter, não inveje quem pode e não sofra;

Se não pode elogiar, não critique;

Se está vivo, descomplique!

Observe como nossas escolhas nos levam à tranqüilidade ou à desgraça. Somos nós os responsáveis por nossas escolhas. E elas nos dão o rumo da vida.

Rosimere Ferreira
Enviado por Rosimere Ferreira em 22/04/2007
Código do texto: T459785