A MÃO DO DESTINO

A MÃO DO DESTINO

"Vem cá, Brasil, deixa eu ver a tua mão,

menino! Que grande Destino reservaram

pra você..." (trecho de samba-enredo)

MARTIM CERERÊ - (Rio, anos 70)

Engoli "sapo" e "pepino" / mas o fiz

incconformado / que, o que me deu

o Destino, nunca foi do meu agrado.

"NATO" AZEVEDO -- (trova)

O acaso rege a maior parte das descobertas, das realizações de impacto, de momentos marcantes de nossas vidas... e foi por puro acaso que reencontrei 3 ou 4 amigos de infância, na Internet. Com PC em casa desde 1993 ou 94, o amigo (de Capoeira) Fernando Rabelo vinha insistindo para me inscrever no You Tube, no tempo em que ter "coluna" no ORKUT era sinal de status. Enfim, por volta de 2007/8 cedi aos encantos da Internet, tendo descoberto o site cultural OVERMUNDO pelas mãos de outra amiga, a cantora Lígia Saavedra.

O ORKUT morreu de velho (ou agoniza), o Messenger foi vencido pelo moderno Skype e eu, escriotr "de gaveta" com 1 só leitor -- nem meu irmão gêmeo fazia questão de ler meus escritos -- findei tendo no Overmundo dezenas de leitores, alguns textos tiveram mais de 150 comentários. Mas, como o Destino "escreve torto por linhas incertas", minhas crônicas sobre a vida no Seminário Menor emcontraram seminaristas... de outras Congragações, todos navegando nas águas cibernáuticas.

Se passaram quase 3 anos e eis que, num belo dia, um ex-seminarista do SMSVP resolve procurar um amigo de classe (também do Paraná, salvo engano), um certo Aloísio Cancian. Por obra e graça do Destino, em meu texto sobre os 2 cronistas mirins dos tempos de Seminário eu digitei errado o nome do sujeito, até porque errado estaria (ou estava?!) na revista "ENTRE AMIGOS", que me tirava o sono cada vez que saía. E Cansian virou... CANCIAN !

No Seminário Menor S. Vicente de Paulo (ou Paula) essas pequenas "regalias" eram todas pagas à parte: fotografias de piqueniques e atividades, certificados (como o de Crisma, que recebi lá), as revistas "O Jornalzinho" (de HQs, com o belo traço de Nico Rosso) e a 'Entre Amigos", suponho que corte de cabelo -- onde? com quem? quando? -- além de uniforme, canetas, dicionário, cadernos e várias coisas mais. As "gavetinhas" de minha memória senil não explicam como eu tinha não só a coleção das 2 revistas, como até selos eu guardava... ficou tudo lá, suponho que entulhado num "porão" sob a escada principal do prédio.

O fato é que até meados de 2010 eu ainda possuía 2 ou 3 exemplares de ambas as revistas, das quais sobrou apenas uma "foto digital", o resto virou cinzas num dia azíago, que sequer merece ser lembrado.

Mas, voltando à "vaca fria", ao procurar seu amigo Cansian, êle digitou inadvertidamente com C... e a mão do Destino fez o resto, pondo o ex-aluno em contato com os "rabiscos" de um colega de sala que o invejava, é preciso dizer as coisas como elas são. 'DEUS EXISTE...", titulei meu email de resposta ao antigo aluno Augusto Spisla, que eu escrevia com Z. O pequeno torcedor do Atlético Paranaense (suponho, pela camisa na foto de 1965) dava motivos para inveja, a minha, pelo menos. Augusto era Nota 10 em tudo, exímio jogador de pingpong, arte na qual o "Padre Mozart", digo, padre Jorge era imbatível. Fora do Seminário me tornei um ativo praticante, apesar da irritação que me dá catar as bolinhas no chão a toda hora.

Depois do email inicial vieram outros, o amigo que admirei no Passado ainda tem excelente memória e os nomes corretos de um bocado de colegas de classe, dos anos 1965/66/67. Parece ter encontrado o amigo antigo Cansian, pois seu filho "imperador" tem me escrito com frequência.

A mão do Destino -- que impoz a todos o "calvário" num Seminário para o qual a maioria não tinha a menor inclinação -- faz sua parte para (re)unir agora corações tão diferentes, em torno de uma HOMENAGEM que é necessária a um Colégio cuja qualidade de ensino era inquestionável e cujas atividades nos prepararam para enfrentar a Vida embasados e instruídos. Aguardo de cada um a CONTRIBUIÇÃO (para sua História) que o Seminário Menor merece e espera.

'NATO" AZEVEDO (poeta, escritor e compositor)

OBS: as fotos daqueles tempos escolares podem ser vistas no espaço em homenagem ao SMSVP criado no FACEBOOK. Acessem...

cincinato.palmasazevedo9/facebook.com