Minhas Fotinhas

Galera dessa Faces & Bocas, houve um tempo em que ninguém saía de casa sem antes ouvir o Omar Cardoso profetizar que "Escorpião, Sagitário, seu signo ascendente, irá, nesta manhã, entrar na sua segunda Casa Zodiacal, e todos os sete astros se alinharão entre a lua e o sol, formando uma espécie de eclipse interplanetário. Mau presságio, Escorpião! O início do seu inferno zodiacal, Escorpião! Aguarde, até o final da tarde, quando então Marte entrará em Aquário, liberando Touro, que é contraparente do afilhado que você não tem; - ele representa o seu futuro, Escorpião!" - Após declaração desse calibre, o sujeito ficava ali, aguardando acontecimentos.

"Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor" - Positivista, assim Omar Cardoso começava e assim terminava o seu horóscopo, que fazia sucesso no rádio, do Oiapoque ao Arroio Chuí. Isso mesmo: era programa de rádio, década de setenta. O Brasil vivia ligado no rádio, nas novelas do rádio, naquelas "músicas açucaradas de área de serviço" (mas que hoje, diante do que se oferece, temos a sensação de que éramos felizes e não sabíamos); nas reportagens policiais, as mais esdrúxulas possíveis: "Cuidado com o "Homem da pasta preta", esse homem é um perigo, minha gente, um vigarista!; tinha o "Tarado do canivete"... Claro, já havia televisão, O Bem Amado, Chico City, Chacrinha balançando a pança, Copa do Mundo... até A Puta de Ferro, mas o rádio, pelo menos para minha geração, até mesmo porque éramos o rescaldo da Guerra Fria que se opunha ao Establishment, tornou-se mais sedutor, regulava mais ou menos como uma espécie de facebook em braile. A imagem... bom, a imagem, cada um criava a sua, não faltava imaginação!

Agora, olha só, enquanto eu me desmanchava em reminiscências rococós, tentando falar de algo que nem mais existe, rádio! - me diga aí, quem ainda compra rádio?! Quem ouve rádio?! - quase esqueci de que nesse fim de semana fui a uma daquelas festas "de pulseirinha". Mas o pior é que acabei esquecendo de verdade foi de tirar fotinha da pulseirinha para postar; que faço agora, serve uma fotinha das pedrinhas de gelo? Dessas eu tirei, porque o garçom me garantiu que eram de água Perrier, lá do sul da França!...

Masé Quadros
Enviado por Masé Quadros em 05/12/2013
Código do texto: T4599142
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.