Por que usar o Uniforme?

O uniforme deveria ser obrigatório em todas as escolas. Embora exista uma Lei que permita a escola liberá-lo, ou em caso de obrigação de seu uso, dispensar um determinado estudante, num determinado dia, a obrigatoriedade pedagógica é mais importante que a questão jurídica.

O uso deve ser obrigatório, dado que um dos grandes problemas dos alunos nas escolas de ensino médio brasileiras, chama-se indisciplina. O crescente aumento da violência é resultado da falta de dever a ser cumprido. O excesso de direitos, mais pessoais e menos jurídicos têm acarretado infrações cometidas pelos estudantes. A impossibilidade de puni-los, por desconhecimento de gestores, ou por pressão -às vezes - equivocada de supostas autoridades, como é o caso de alguns Conselhos Tutelares, torna a vida do estudante mais fácil. Ele faz o que quer, estuda se quiser; é aprovado, às vezes, sem ter estudado.

Ou seja: o uniforme caminha na direção do conservadorismo, que permite ao aluno tornar-se submetido, isto é, respeitar as normas. O desrespeito ao professor é resultado de um desrespeito às normas. Na vida familiar, na mídia, na ausência de frequência à igreja, o que existe é liberdade. Excesso de liberade. Então, na escola não há outra forma de convivência. O desrespeito acontecerá da mesma forma.

arrab xela
Enviado por arrab xela em 06/12/2013
Código do texto: T4601268
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.