Mãe, tudo vê!

Mãe,tudo vê!

Dizia Nelson Rodrigues, que “no Planalto não há inocentes, só cúmplices” o pai do teatro brasileiro tinha e tem toda a razão.

É certo que todos (os cúmplices) são inocentes. Possuem aquela idéia e uma indulgente opinião que só coração de mãe reserva aos seus filhos.

O rebento barbado sempre será o seu querubim, para voar, só lhe faltariam asas.

São seres celestiais mesmo que se chame Zé ou Mané.

Para uma mãe o filho viciado, é um pequeno problema de dependência química.

Se o filho é viado, é porque está passando por uma crise existencial.

Se a filha engravida solteira é porque ela quis fazer uma produção independente.

Se o filho rouba, não é ladrão, é um cleptomaníaco.

Se vai mal na escola, a culpa é do professor que não ensina direito.

Vive na cama dormindo, ela diz:

-PrefIro assim, do que, vê-lo na rua.

Se for vadio e mandrião, saiu ao pai.

Se engravidar uma jovem, ela que é culpada.

-Quem mandou ela dar!

Se Hitler fosse submetido a uma CPI, as dos derrotados, sua mãe, Dona Klara, seria a sua mais forte testemunha (se fosse viva Klara, isto é claro).

-O que o meu menino queria fazer, era transformar o mundo. Num mundo maravilhoso! Esse foi o motivo da sua guerra! A paz que sonhava desde pequenininho!

Imaginem a mãe de Nero, vítima de matricídio, ainda assim defenderia seu obeso monstrinho idiota:

-Que fogo que nada, ele só queria iluminar esta cidade que anda muito escura!

Mães enxergam o que os outros não enxergam. A minha quando me via rabiscando qualquer papel dizia:

-Vai dar um grande escritor! (coração de mãe também se engana).

Se uma mãe vê um filho espalhar mertiolate no arranhão do joelho, vaticina-lhe o futuro do endiabrado guri:

-Este vai ser médico!

O tempo vai passando e vão surgindo novas aptidões do moleque.

O guri começa a mentir e com a maior cara de sacana inocência, nega suas cagadas e mãe sempre tem uma desculpa:

-Vai para a televisão, vai ser ator!

A mãe do Marcos Valério quando o viu a primeira vez fazer falcatruas na escola com o dinheiro do lanche dos amiguinhos exclamou:

-Ele não roubou nada Diretora, ele queria aplicar o dinheiro dos meninos para render mais! Este menino ainda vai ser um grande administrador! A senhora vai ver!

Se o moleque rouba e nega, vê outro roubar e nega, escuta outro dizendo que vai roubar e diz que não ouviu nada, para uma mãe ele terá um futuro excelente:

-Esse meu filho vai ser político! Pelo jeito ainda vai ser presidente.

Mãe de urubú e sapo acha filhos lindos e enxergam virtudes, porque não a mãe de um deputado?

-Meu filho é um grande estadista!

E quem é seu filho?

-Delúbio Soares.

O filho já está crescido, entra num esquema de corrupção, adultera o orçamento e canaliza o dinheiro para sua conta, descobrem e cassam o mandato.

A mãe, (dele) mesmo assim afirma:

-Este meu filho se prejudicou porque se meteu com pobres. É a sua paga por ajudar tantos.

A mãe do João Alves afirma até hoje que ela mesma preencheu vários volantes de loteria.

Coração de mãe é cego, surdo, mudo e enooorme!