LIDERES SÃO IMORTAIS

Estava assistindo ao programa e abruptamente ouvi aquele som que associamos a algo extraordinário, é o Plantão da Globo, então ouvi o repórter anunciar o falecimento de MANDELA.

A matéria do líder da luta dos negros contra a segregação do apartheid se fora, mas o seu exemplo se alastra no mundo e nos alenta que “a morte é inevitável e quando um homem fez o que considera seu dever para com seu povo e seu país”, pode contemplar a face do Senhor Jesus com um sorriso.

Um turbilhão de sentimentos!

Hoje são oito de dezembro, a inspiração devagar, muito morosa e hoje escrevi algumas palavras sobre o líder que nos deixou no dia cinco de dezembro de 2013.

Imaginei que tinha um amplo conhecimento de palavras e jamais me faltariam para colocar em folha, quanta presunção!

Enquanto as palavras se embaralham no meu cérebro, constato que mártir é exemplo de ação.

A única coisa que eu tenho certeza que as ações dos líderes são imortais e seus exemplos atravessam décadas, séculos, milênios, podemos citar Jesus Cristo, Gandhi, Martin Luther King, Tiradentes, Hamilton Naki, Nelson Mandela e tantos outros.

Quando o arquiteto do universo nos envia exemplos como estes, e temos o privilégio de conhecer os seus feitos, Ele espera que aprendamos algo e façamos análises e reflexões e sejamos capazes de avaliar nossos projetos como versa em Gênesis “Deus contemplou toda a sua obra, e viu que tudo era muito bom.”

E aquele HOMEM, nascido em um país de grandes conflitos raciais, filho de pais iletrados, conseguira cursar direito e se tornara advogado atuante na causa dos direitos humanos...

Fora preso em uma solitária por décadas e tivera o privilégio de ser o presidente de seu país, tem muito a nos ensinar.

Ninguém deve ser julgado pela sua raça, cor e sim, pelo seu caráter, atitudes, ações, ideais...

Mandela nos deixou bem claro, durante toda a sua vida, que existe uma única raça: humana.

E vou fazer de suas palavras minhas – “Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”

E com minha essência de educadora reitero a sua frase – “A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo”

Genuzi
Enviado por Genuzi em 08/12/2013
Reeditado em 10/12/2013
Código do texto: T4604192
Classificação de conteúdo: seguro