Vestibular Comprado. Vergonha Nacional.

A mídia tem divulgado escancaradamente os inúmeros casos de fraudes nos vestibulares de medicina, cujas gravações mostram os dois lados da moeda: corrupto e corruptor. Se existe algo para se comprar, por certo há um vendedor. A corrupção implica na conivência de no mínimo dois participantes. Lado A e lado B ou ativo e passivo. Difícil é dizer qual dos dois é o pior. Imagine o pai que paga para seu filho uma vaga na faculdade, de forma fraudulenta. Falta de caráter do vendedor, do comprador e de quem aceita o produto da fraude.

E a consequência de tudo isso?

Pior ainda o caso mais recente, em que o autor da fraude revela que até as provas durante todo o período de estudo têm as notas garantidas. Significa, então, que o candidato entra e sai sem precisar estudar.

E a formação desse médico, com o diploma fajuto?

No mínimo vai ficar igual ao "veterinário" que durante muito tempo enrolou o pai, dizendo que estava estudando na capital, para onde o pai enviava uma boa bolada todo mês. E o pai, todo orgulhoso, espalhava para os fazendeiros vizinhos que o filho logo se tornaria doutor. Chegado o tempo em que não deu mais para continuar com aquela enganação, o filho disse que já havia concluído o curso. Então o pai resolveu dar uma festa na fazenda, com churrasco e muita bebida. Lá para as tantas, o fazendeiro vizinho recorreu ao novo veterinário, pedindo seus préstimos para examinar sua vaca que se achava doente. Chegando lá, o “doutor” ordenou para o fazendeiro: “Abra a boca da vaca”.

E ele, por trás, levantou o rabo da ditosa, fechou um olho e com o outro bem aberto mirou naquela direção e não viu a claridade do outro lado. Então, assim diagnosticou: “nó na tripa”.

Assim também será o diagnóstico desse médico, cujas provas do vestibular e do período de seu curso são objeto da mais escabrosa corrupção.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 10/12/2013
Código do texto: T4606396
Classificação de conteúdo: seguro