OS ZUMBIS DA CAVERNA

Em tempos de alienação generalizada, da massificação do ter no lugar do ser e da banalização do verdadeiro valor humano, nunca foi tão atual á alegoria da caverna de Platão.

Na alegoria da caverna de Platão é narrada a vida de homens que foram acorrentados desde pequenos numa caverna virados de costas para uma parede por onde entrava um pequeno feixe de luz. Essa luz fazia com que eles vissem apenas sombras projetadas na parede de estatuas, animais e plantas. Mas um dia, um dos prisioneiros se solta das correntes e resolve explorar o restante da caverna e acaba tendo contato com o mundo externo que o deixa imediatamente cego por alguns minutos. Passado o impacto da luz, ele começa a ver uma realidade completamente diferente do que sempre vira a vida toda. E logo percebe que tudo que achava ser real, não passava de sombras causadas pelo feixe de luz solar que entrava por entre as frestas da caverna. Encantado com aquele novo mundo cheio de arvores e seres interessantes lembra dos seus amigos na caverna e corre logo para contar-lhes a novidade. E ele nem bem tinha acabado de contar, e seus amigos logo o tacharam de louco e que se ele não parasse com essa alucinação, eles iriam matá-lo.

É triste constatar que a maioria de nós ainda permaneça na caverna vivendo de ilusões e mentiras. Nos contaram uma versão dos fatos e nos agarramos a esses fiascos como verdade absoluta. Frivolidades de todos os tipos são tidos como o maior e único bem em lugar da verdade e da essência. A necessária reflexão é substituída por achismos e o que mais sabemos fazer é concentrar nosso olhar em um único ponto como verdadeiros zumbis.

E quem tenta nos alertar contra o amor e alegria de faz de contas da qual estamos acostumados, é veementemente ojerizado e tachado de insano. A grande verdade é que quem consegue sair da caverna será para sempre um estranho na caverna.

Não importa o quanto se fale acerca da escancarada inutilidade da copa do mundo, da enorme alienação perpetrada por novelas, reality shows e muitos outros programas de tv e mida em geral. Estamos obcecados por uma mera projeção da realidade, e contentes com a visão que nos emprestaram. Falta originalidade. Falta verdade.

Mas sempre é tempo de sair da caverna. Afinal,, lá fora existe uma realidade totalmente diferente e muito mais bela do que nos fazem acreditar todos os dias.

___Fabio junio almeida prates____