Percorrendo à Suiça

Percorrendo a Suíça, com sua beleza bucólica e progressista e revendo a bela capital Lusitana, a linda Lisboa do

Rio Tejo e suas tradições milenares.

VIAGEM = DICAS: Itinerário, hotéis, restaurantes, pontos turísticos na cidade De Lisboa (Portugal) Geneve (Suíça) e finalizando em Porto (Portugal) Dos dias 28/4/2000 a 29/5/2000.Viagem de Jules e Dinah

Saída Curitiba dia 27/4/2000. Chegamos Lisboa dia 28. Hotel Quality diária US$91, OO o Casal. Trocamos 500 dólares p/escudos 95.000 escudos. O dia estava meio chuvoso e frio.Já fizemos a programação p/o dia. As 2h1/2 tour pela cidade de Lisboa.

Visitamos primeiro a ponte 25 de abril antiga Oliveira Salazar, que por coincidência é igual à Ponte Hercílio Luz de Florianópolis e a GOLDEN GATE (S.Francisco USA), pois foram os mesmos engenheiros que fizeram os projetos. Depois visitamos o CONVENTO DOS GERÔNIMOS e o mausoléu onde está sepultado VASCO DA GAMA. Depois o claustro, do mesmo convento. Somente a |Igreja continua para uso religioso, o resto continua como museu. Visitamos a TORRE DE BELÉM e comemos os famosos pastéis (meia boca).Em seguida visitamos o monumento do descobridor, com o formato de uma caravela, e do lado uma réplica do avião (hidro avião) no qual Sacadura Cabral e Gago Coutinho atravessaram o Atlântico. Depois vimos o célebre AQUEDUTO, onde outrora, era conduzida a água que abastecia Lisboa, atualmente desativado e considerado MARCO histórico.

O Rio TEJO é belíssimo e bastante largo, fica-se com a impressão de um mar faltando, só as ondas. Conhecemos ALMADA e ALCÂNTARA, cidades pequenas, mas interessantes. Em ALCANTÂRA foi construído num promontório da cidade, com os braços abertos, semelhantes ao nosso CRISTO REDENTOR do Rio de Janeiro. À noite fomos a uma casa de FADOS, com jantar incluído. O Show foi belíssimo com fados e bailados portugueses. Voltamos para o Hotel, pois no dia seguinte pela manhã já íamos conhecer de ônibus (pacote) SINTRA, CASCAIS, ESTORIL E CABO ROCA. PREÇO DO CASAL 7.800 ESCUDOS 35us$

.29/4/2000 o dia amanheceu chuvoso. Chuva fina.

SINTRA= Visitamos o castelo (meia boca).Foi construído pôr inspiração árabe.Mas Sintra vista do alto é bastante pitoresca. Uma curiosidade para os que não sabem: Nosso ex-presidente JOSÉ SARNEY comprou lá um castelo: não vimos onde ficava. Depois foi o Presidente Collor que recebeu um IMPECHEMENT.

Passamos pôr CASCAIS E CABO ROCA. Cabo Roca é o ponto mais ocidental da Europa. Valeu, pois a chuva já havia parado e pudemos nos extasiar com a beleza do promontório, e o azul do mar cujas ondas fortíssimas batiam nos rochedos.

Depois margeando o litoral seguimos para ESTORIL, VISITAMOS O Cassino que dizem ser o maior do mundo. .Que nada, pois conhecemos os deslumbrantes cassinos de LAS VEGAS, e nem de longe são tão grandiosos. .Voltamos para Lisboa e fomos jantar o melhor bacalhau no Restaurante Laurentino. Amanhã dia 30 Domingo iremos à excursão para Fátima, Nazaré.

30/4/200= Nazaré, Óbidos, Alcobaça, Batalha e Fátima.Será o dia inteiro. A excursão saiu para os dois 30.000 escudos 150 Us$ 300 reais.ÒBIDOS= Vila medieval rodeada de muralhas.Rua estreita onde compramos o célebre licor Ginga. 1.600 escudos oito Us$ 16,00 reais. ALCOBAÇA= Cidade pequena.Visitamos o mosteiro. Lindíssimo Século XII, onde se encontra o Mausoléu de Pedro I e Enches de Castro. NAZARÉ – Conhecida como vila piscatória. Foi aonde vimos às portuguesas vestidas de preto, com seus tabuleiros de peixes secando ao sol. Eram as célebres de sete saias.BATALHA= visita ao mosteiro do século XIV em estilo gótico. O nome Batalha é em homenagem a célebre batalha de ALZUBARROTA. FÁTIMA= Visita ao santuário onde tudo está sendo preparado para a chegada do Papa JOÃO PAULO II DIA 12/5. Assistimos parte da missa onde os três irmãos tiveram a visão de N. Senhora.

Dia 1/5/2000= Segunda-feira Fomos visitar o CASTELO S.JORGE que fica aqui perto do hotel. Fomos de bondinho, pois o Castelo fica em uma colina. 160 escudos para cada um. Era uma fortaleza erguida ao tempo do Infante Henrique IV para defender LISBOA da invasão dos turcos. Uma beleza a vista do local. Visitamos tudo e descemos para irmos a Praça do Rocio. Como era Domingo todas as lojas estavam fechadas. Depois voltamos para o hotel. Jantamos no hotel mesmo.Restaurante todo em vidro e tínhamos a visão de toda a praça.

Dia 2/5/2000. O avião para Geneve sairia as 8,30. GENEVE- Chegamos as 12,30.Alfredo e sua esposa Cristiane estavam no aeroporto nos aguardando com uma bandeirinha do Brasil, pois fazia mais de 10 anos que não nos víamos. Viemos pôr VEVEY, onde tem a célebre fábrica dos Chocolates da Nestlé, e em seguida fomos para TOUR DE PEILZ, junto de Vevey. A casa é a última da colina, a rua se chama CHEMIN DE LA PROMESSE. Rua estreita. Muito bacana. A casa tem dois pavimentos. Na parte inferior onde tem nossa suite, tem mais um quarto de hóspedes, e sala de jogos. Na parte superior a suite do casal, cozinha e um living enorme todo em vidro blindex, com vista panorâmica para o Lac Leman e para as montanhas ainda cobertas de neve. Parece à casa dos sonhos e parece estarmos vendo pedaços de bolo enfeitados com creme Chantilly. Às 5 horas eu, Jules e Alfredo fomos de carro até o Porto de Tour de Peilz (porto lacustre).O clima está ótimo. Estou de manga curta.Os jardins todos floridos com amor perfeito, azaléias, e tulipas vermelhas e amarelas. As seis h. Voltamos para casa para o aperitivo. Um salgadinho delicioso (O Alfredo é que prepara tudo).Ótimo gourmet.O salgadinho é feito na manteiga e acompanhado com o melhor vinho da Suíça o FENDANT típico do Valais. O aperitivo foi servido ao ar livre de onde se via o Lac Leman. Depois jantamos Salmon defumado salada de cenoura e pepino c/iogurte. Tudo nos foi servido com quatro qualidades de queijo.Os melhores da Suíça Gruyere, brié, roquefort etc. e para beber vinho BROUILLY.Delicioso.Depois fomos caminhar um pouco e voltamos às 10 da noite. 5a feira iremos para Verbier (estação de Sky) Lá eles tem um apartamento só para temporada. Eles são muito amáveis e estão felicíssimos com nossa visita.

3/5/2000 Dormimos muito bem.A temperatura está amena 20 graus. Fui levar meu relógio Omega p/consertar e a máquina filmadora que estava com problema, mas não tem conserto infelizmente. Vi uma filmadora Panasonic pequena que cabia na palma da mão, 3.000,00 reais. Não compramos. Voltamos para almoçar.Só Alfredo vai para a cozinha. Comemos fondue de queijo, aqui não se faz fondue com carne. No fondue ele coloca Kirch, sobremesa sorvete. Saímos às 4 horas para fazermos um passeio belíssimo. Numa das colinas mais altas de Vevey = Mont Pelerin, e vimos onde morou CHARLES CHAPLIN, fica em CORSIER. O lugar é lindo a casa fica entre plantações de pinus, não se pode ver. Voltamos por caminhos estreitos, campanhas. Vimos vacas, vinhedos. Os pastos estão cobertos com flores amarelas (pissenlit), pois estamos na primavera. .Em todos os lugares cobertos com flores tulipas, amor perfeito etc. Verdadeiros tapetes floridos. Voltamos p/ casa e Alfredo já nos serve os aperitivos Salgadinhos e vinho. Depois jantamos Aspargos (não os de conserva) com creme ao vinagrete. Sobremesa bolo com cobertura de rum. Uma delícia.

4/5/200= Tomamos nosso café c/ leite sucrilhos e as torradas de Alfredo. Nossas duas valises Salomon já estavam prontas. Em Verbier eles têm tudo igual. Dois fresers, geladeira etc. O clima é mais frio pôr ser estação de Sky. Dista de Tour de Peilz 85 km. O trajeto foi maravilhoso. Passamos pôr vales com chalets, e é de um bucolismo indescritível. Não posso deixar de detalhar que nas duas residências em Verbier e Tour de Peilz eles têm no subsolo um abrigo antibombas que se fecha hermeticamente (CIMENTO COM 30 CTMS DE ESPESSURA) Eles armazenam lá toda um provisão para 1 ano. O apart. em /Verbier tem quatro andares Le Talismã. O do Alfredo fica no 3 andar. Tem varandas na frente e no lado onde em uma mesa escrevo meu relatório com a vista panorâmica para as montanhas que circundam Verbier (VALE DES BAGNES), cobertos de neve no topo. A temperatura ótima. 20 graus de dia e a noite desce para 15. Fizemos um pequeno passeio pelas ruas de Verbier depois viemos almoçar. Sopa chinesa e frango com molho roti. À tarde saímos para ver o comercio e Jules comprou o tênis salomon 90 dólares. Voltamos p/ jantar, como sempre acompanhado do melhor vinho suíço. Comemos diversas saladas e como sobremesa cerejas Assistimos pela televisão um show de bailados espanhol.

5/5/2000 Sexta =feira.= Tomamos nosso café com torradas e geléia ( sabugueiro. Depois as 10 h como Cri cri soube que à tarde o tempo(nuvens) iam baixar fomos de teleférico para as montanhas. Mais de 3000 mt de altura. Amanhã é o último dia que os teleféricos funcionam, pois estamos na primavera, aqui o movimento é só no inverno ou verão. O espetáculo visual é indescritível. Alfredo nos emprestou a máquina fotográfica Nikon e tiramos fotos panorâmicas. Voltamos para casa. Alfredo está terminando o almoço. Todos os dias menu diferente. Ele é ótimo e coloca Paul Bocuse no chinelo Acabamos de almoçar chucrute com salsichas defumadas, batatas e uma deliciosa mostarda suíça. Sobremesa chocolates da Nestlé. A montanha que subimos de teleférico em Verbier se chama MATTELAS).

Depois do almoço 3h fomos nós, Jules e Cri Cri de bondinho para Chable a capital de Bagnes. É uma pequena cidadezinha bem embaixo de Verbier.Fomos a uma igreja onde tinha a imagem de S.Tereza de Lisieux. Vimos o trem que faz o percurso Martiny =Verbier e Semblanches ORSIERES onde Cri Cri nasceu. Em seguida voltamos para jantar. Os pratos são pré-aquecidos e cada um recebe o prato pronto. Hoje jantamos cogumelos com molho Cautrec aux champignons (champignons ao molho vinho tinto Goron). Sobremesa Torta de kirch.

6/5/2000 Sábado Verbier- Eu e Jules descemos no centro de Verbier três quadras para assistirmos a chegada daqueles que fizeram o COURSE DES GLACIERES, corrida pela neve com esquis- 100 km, chamado PATROUILLE DES GLACIERS. Saíram de ZERMATT A VERBIER mais ou menos 2.200 corredores, mas foram recusados 2000, porque seria perigoso muitos corredores. Eles vieram de todas as partes da Europa. Estivemos assim na Arrivé (chegada) que fica pertinho do apartamento do Alfredo. Verbier como já falei é uma pequena cidade no meio das montanhas VAL DE BAGNES 2000 habitantes durante o ano e quando chega o inverno sobe para 35.000 habitantes. A chegada foi muito comemorada. É como se fosse uma chegada de maratona. .Vinham sempre em número de três concorrentes. Voltamos para casa. Alfredo já tinha preparado o almoço. Tartes de fromages (torta de queijo) feita no forno c/ assadeira e salada de verduras.

Depois do almoço fomos de carro no alto de uma montanha onde Alfredo queria tirar fotos nossas com roupa de Sky. Era ainda a parte que não tinha havido o degelo. Eu vesti as roupas de Cri Cri e Jules as de Alfredo, com direito a óculos para neve, bastão etc.. Voltamos depois de termos tiradas lindas fotos com a teleobjetiva de Alfredo. Jules está apreciando a paisagem na varanda do apartamento e Alfredo preparando o jantar. Até hoje não repetiu um prato. É inacreditável o número de vidros que tem para temperos. Contei. É uma prateleira com mais de 130 vidros. Tivemos a felicidade de vermos a esquadrilha da fumaça fazendo vôos rasantes e acrobacias entre as montanhas. Eles vieram para saudar a PATROUILLE DES GLACIERS.Cri Cri disse que era a 1a vez que vinham aqui, o que prontamente respondi; lógico saudando os visitantes brasileiros Salomon. Alfredo preparando o jantar (Salmon com pão tostadas e sobremesa Charlotte marron (Castanhas e vinho Goron.) Antes do jantar o célebre aperitivo regado com vinho Goron. Depois vimos vídeo sobre os vinhedos da Suíça.

7/5/2000-Domingo-Eu e Jules fomos assistir a missa. A Igreja ficava apenas a três quadras do apart. Depois da missa fomos passear pelas ruas estreitas da pequena vila. Caminhos bem antigos, estreitos com casas de madeira (troncos).Vimos um canal que conduz a água do degelo. O padre que rezou a missa foi o mesmo que encontramos quando da chegada da Patrouille des Glaciers.Eu puxei papo com ele, dizendo que era do Brasil (que bom saber falar francês) e ele na Igreja nos reconheceu. Voltamos para casa e Alfredo de novo na cozinha preparando o almoço. Almoçamos salada de verduras, depois o prato quente chucrutes, purê de batatas e uma carne com molho escuro (carne de chevreuil (cabra montês). Voltamos para Tour de Peilz. Fizemos retorno pôr caminhos diferentes. Primeiro fomos ao lago de Champeux, onde tem uma pequena vila. Casas lindas. Passamos pela cidade onde Alfredo tinha um apartamento, antes de morar em Verbier—ORSIERES-Passamos em Martiny pelo túnel para chegar a Tour de Peilz. Em Bovenier e tinha muitas plantações de damasco( abricot), na montanha que disseram serem melhores dos que os da planície. Chegando em Verbier, Alfredo já foi para a cozinha preparar o jantar- Sopa de aspargos e no centro do prato um bolinho de nata (batida) e decorada com Curry.

8/5/2000 Segunda feira. Eu e Jules fomos até o centro da cidade a pé (trinta minutos caminhando).Alfredo virá nos buscar ao meio dia. Ele como é muito organizado fez o desenho do caminho a seguir. Era só descida. Paramos enfrente ao prédio da Nestlé. Lindo.Tiramos fotos. Depois fomos até a estação de trem para sabermos os passeios que havia, Jules desejou ir a Milão. Tem um trem que sai as sete e retorna às 8 da noite. Alfredo deu o contra, pois Milão é movimentado como S.P.e nós teríamos muito mais coisa para vermos na Suíça. Desistimos é lógico e Alfredo nos convidou pra irmos a BERNA, capital da Suíça.De volta para casa comemos pão no forno c/ queijo derretido e sobremesa sorvete de nata c/pedaços de chocolate... Fomos passear no Lac Leman, que era todo rodeado de ciclovias, como o Barigui.Os caminhos eram todos floridos com tulipas, amor perfeito etc. E havia as mais lindas mansões dos magnatas suíços com vista para o lago. Voltamos para casa e Alfredo voltou para a cozinha preparar o jantar. Jantamos aspargos cosidos com molho ao vinagrete. Eu vi como ele prepara o molho: Mostarda, sal e cebola picada. Sobremesa Tarte de abricot (damasco)

9/5/2000 Terça feira-BERNA, distante 100km de Tour de Peilz. Percurso 1 hora. Pegamos estradas secundárias, bastante bucólicas, com plantação, pastagens e abundância daquela flor amarela p/ fazer azeite (Canola). BERNA é conhecida pelas torres com seus imensos relógios. Fomos visitar a CONFEDERAÇÃO HELVÉTICA (Senado e Câmara dos deputados. Um guia nos mostrou tudo. Tirei fotos. Depois andamos a pé pela cidade. Fomos ao jardim Botânico ver os Ursos, que são os Símbolos de Berna. Depois fomos a MURTEN (Mourat ) onde a cidade é rodeada pelas muralhas e onde tem um lago muito bonito do mesmo nome. Havia no lago lindos cisnes. Mourat é cidade Suíça Alemã só se fala alemão. Depois fomos a AVENCHES onde tem um anfiteatro feito pôr romanos há mais de 2000 anos. O trecho para irmos a Berna foi lindo e bucólico. Amanhã já está programado outro passeio a Ville Gruyère, onde são feitos os célebres queijos. Voltamos para Tour de Peilz. Jules está preparando uma caipirinha e Alfredo na cozinha preparando o jantar. Hoje dia 9/5 não foi repetido nenhum menu nem passeios. Os anfitriões são os melhores do mundo. Jantamos Côtes de bette uma espécie de couve flor c/ talo branco e Saucisse roti, com batatas palha( pomme de terre). Sobremesa sorvete e para beber o). (Especial). vinho BROUILLY.

10/5/2000- Quarta feira -Outro dia de passeios maravilhosos. O dia continuava lindo. Céu azul e temperatura 25 graus. Eu, Jules e Alfredo fomos ao centro de Tour de Peilz buscar meu relógio que deixei para conserto. Custou 60 francos suíços o conserto do relógio.Vimos o relógio para Christianne e Roseanne mais muito caros. Lá também existe inflação. O meu Omega que eu comprei em Geneve em 1982 pôr 750 dólares agora custa US$ 1 500. Fomos ao Shopping Antoine o melhor da cidade e voltamos para casa. Alfredo tinha preparado de véspera o feijão que eu tinha levado do Brasil. Preparou com muito bem com salsicha defumada. Ele coloca vinho tinto no feijão.Logo depois do almoço já estávamos preparados para outro passeio. Fomos pôr estrada secundária até Gruyères 50km de distância. Passamos primeiro pôr BULLE, UMA PEQUENA CIDADE.A paisagem da plairie Suíça é maravilhosa. As casas de campanha são lindas e enormes e os campos todos cobertos de flores amarelas chamadas RENONCULES (dente de leão).Depois fomos a BROC onde se encontra a famosa fábrica da Nestlé. Alfredo já havia telefonado da nossa visita. Fomos muito bem recebidos pelo Senhorpresidente, pois Alfredo lá também havia ocupado um cargo de diretoria. A fábrica tem 100 anos. O fundador foi Alexandre Ciller. Assistimos a um vídeo vinte minutos, com óculos para 3a dimensão, onde era explicados todos os procedimentos da fabricação do chocolate desde a ordenha. Depois fomos para a sala de degustação. Tudo era exposto em bandejas de prata. E o mais extraordinário era uma escrivaninha feita inteiramente feita de chocolate. Tirei foto. .A secretária do diretor presidente nos levou para visitarmos o interior da fábrica. Tudo robotizado. Daí é que os robôs substituindo o trabalho humano, criam o problema do desemprego. É o ônus do progresso. Voltamos para casa. Agora vamos jantar. Cri Cri a esposa do Alfredo preparou os sanduíches de pão de centeio (seigle) c/manteiga, e ainda todos os tipos de queijos gruyere, Hermental e lingüiça tipo Blumenau (defumada), e ainda tirinhas de carne seca defumada(Viande Seché du Valais). Amanhã Sexta-feira iremos para Verbier ver pela televisão a chegada do papa em Fátima. Aqui em Tour de Peilz a televisão dos Divorne não pega o canal de Portugal. Estão vendo como eles são bacanas? Viajaremos só para ver o papa pela televisão.

11/5/2000 Quinta-feira. Eu e Jules fomos a pé ao centro de Tour de Peilz. Hoje está novamente um dia ensolarado.Calor 25 graus. No centro comprei uma blusa linda preta, com enfeites na cintura (penas) 89 francos suíços. Fomos ao Shopping Antoine onde comprei os perfumes. .Rochas 40 francos, Dior 25.Alfredo foi nos buscar ao meio dia. Almoçamos macarrão gravatinha com carne a bolognesa e salada. Depois de carro fomos fazer um passeio maravilhoso pelas montanhas. Subimos a 1.740 m. Fomos a Vileneuve uma pequena cidade também com casas de pedras. Depois subimos a SANCHAUX, perto de Col de Chaux, onde dali podemos ter a visão maravilhosa de todo o Lac Leman, campos etc. Existe um restaurante que só funciona no verão, porque no inverno com o gelo acumulado é perigoso. Comemos torta de creme c/café.Os caminhos são todos asfaltados.Depois começamos a descer de Villeneuve até MONTREUX e começamos a subir novamente até GLION, onde tem um prédio enorme que é a mais importante escola de Hotelaria da Suíça. Depois fomos subindo até CAUX, uma construção importante na montanha que pode ser vista da casa do Alfredo em Tour de Peilz.Chama-se Hotel de reabilitação moral, no Brasil poderíamos chamar de Casa de Cursilhos. Lá se reuniam autoridades e personalidades como CHURCHIL. ETC. Depois pôr estreitos caminhos chegamos até LES AVANTS, onde tirei fotos num campo de narcisses. (flores). Depois continuando a descer encontramos as célebres vacas com sinos no pescoço. O local se chama ORGEVAUX. Dali seguimos a VALLON DE VILLARS, onde havia uma casa com flores na entrada, parecendo tapetes. Tirei foto. Descemos a BLONAY onde em 1988 com Christianne e Roseanne e Alfredo, fomos participar da festa campestre, quando saboreamos Raclet e dançamos. Alfredo é muito disposto, guia com extrema facilidade pôr caminhos estreitos, onde só passa um carro de cada vez. Dava verdadeiros ferros. Alfredo já está na cozinha preparando o jantar. Comemos a feijoada que havia sobrado da vez anterior. Que bom! Alfredo sempre preparava os pratos individuais.Não se usam travessas como no Brasil. Sobremesa Morango com folheado e nata. E foi o Alfredo que fez os folheados (mil feiulles) Jules, Cri Cri e Alfredo tomaram vinho DOLE. Como é primavera ainda é dia eu então com um esguicho fui molhar as duas árvores de cerejeiras. Vamos ver se amadurecem até dia 27, quando infelizmente voltaremos para o Brasil, ficando dois dias no Porto (Portugal).

12/5/2000 Vendredi= Sexta-feira Voltamos para Verbier. Hoje está mais frio. 15 graus, e o céu com um pouco de nuvens. Alfredo já está na cozinha preparando o almoço. .Almoçamos salada com dois pedaços de fígado de galinha. Salada gourmande por causa do fígado de galinha. Sobremesa TARTELETTES DE FRAISES (morangos). Agora, vamos ver pela televisão canal RTP o que se passa em Fátima. Vimos o papa saindo de Roma em avião da Alitalia até LISBOA. No aeroporto organizaram salas para ele ser recepcionado pôr autoridades locais. Depois de helicóptero do exército chegou em Fátima, que pousou direto na PRAÇA DA BASÍLICA. Jantamos lingüiça tipo branca (salchicão) COM MOLHO DE CHAMPIGNON E BATATA FRITA.

13/5/2000 Samedi= Sábado.Tomamos café e aproveitei para ver o papa pela televisão.Ele foi de papa móvel para a Basílica.O pátio e a Basílica já conhecíamos quando pela primeira vez fomos para Portugal. Hoje estava completamente lotado. Mais de 350.000 pessoas. Celebraram a beatificação de Francisco e Jacinta os que viram N. Senhora pela 1a vez. A irmã delas irmã Lúcia, prima de Jacinta e Francisco que está com 93 anos de idade assistiram toda a solenidade. Irmã Lúcia, JACINTO E FRANCISCO, quando crianças estavam sempre juntos e foram eles que cuidando das ovelhas viram a aparição da virgem em 1917, debaixo de uma azinheira. Jules foi ao jardim térreo ver o Alfredo aparar a grama, e levou quando voltou o maior pito do Alfredo, pois quando voltou ao apartamento esqueceu de tirar o sapato, pois é proibido entrar de sapato sujo. Nove Que nada só uma poeirinha).Almoçamos a 1,30e como François vinha almoçar conosco Cri Cri fez o almoço(cuscus) prato africano que o François adora.Não é o mesmo Cuscus que é feito no Brasil. É tipo cozido, com verduras e grão de bico .A farinha é cozida a parte ( granulada) Gostei.Sobremesa (Dessert)- gelatina de morango com creme de leite. A tarde eu jules Cri Cri e Alfredo fomos a pé no outro lado da visinhança. Casas lindas. Tirei uma foto do canal ( canaleta) que escoa a água do degelo, que vem das montanhas, pôr isso estão livres de inundações como acontece no R.J. e Bahia. Cri e Alfredo voltaram para casa, eu e Jules fomos à missa. A igreja era no caminho. Missa da seis. Na igreja tinha poucos fiéis porque em VERBIER, está tudo fechado. Igual a Campos do Jordão fora de temporada. Quando voltamos para casa Alfredo já tinha preparado o jantar. Sopa muito gostosa e sobremesa a mesma do almoço. Depois ficamos vendo o filme (vídeo PASSEIO DE TREM Paranaguá X Morretes xANTONINA.) Adoraram.

14/5/2000 Domingo =Dimanche- HOJE É O DIA DAS MÃES NO BRASIL. Aqui não se fala muito. O nosso amor de Mãe no Brasil é mais afetivo. Alfredo nos fez uma sessão de slides de todas as viagens que fizeram pelo mundo. Anualmente fazem grandes viagens. Alfredo nos convidou para fazermos um pequeno passeio. Fomos aqui perto num condomínio fechado =HAMEAU= Casas maravilhosas com lago, onde até cisne preto de origem africana, deslizavam suavemente. Havia também um relógio de flores numa praça pequena, semelhante ao relógio das flores de Curitiba. Havia nesta praça um pequena Igreja ( chatelle) que foi mandada construir pela mãe de Albina de Boivouraig que morreu com 23 anos em acidente de helicóptero nas montanhas. Ela era casada com Bruno Bagnard descendente de El Paccino. O condomínio é tão chique que tem restaurante e pequenas boutiques. Existe inclusive um museu, mas fora de temporada fica fechado. Voltamos para casa ao meio dia e almoçamos salada e vagem com carne de porco. Sobremesa mousse de morango. Depois eu, Jules, Alfredo e Cri Cri fomos fazer outro passeio maravilhoso. Fomos até o fim do Val de Bagnes. Subimos montanha até 1.480 mts de altitude, de carro é lógico.Fomos até a barragem de MOUVOISIN que tem 287 m. È completamente diferente da nossa ITAIPU Aqui a capacidade é de 400 milhões de m3.As águas das geleiras são de muita abundância e na época do degelo é demasiada a carga da eletricidade e existem canais de ferro com mais ou menos 1 metro de diâmetro, para reciclar a água levando e trazendo. Antes de chegarmos na barragem de Mauvoisin, o caminho pela montanha foi maravilhoso. Podíamos ver do alto: os vales, casas campanhas, flores. O primeiro lugar foi SARREYER (ALDEIA) com casas de madeira antiga, Tiramos fotos. Depois passamos em LOUTIER onde no ano passado houve grande avalanche, noticiado para todo o mundo. Depois em outro vilarejo FLONNAY E BONATCHIESSE, e voltamos para Verbier. Alfredo não tem preguiça de guiar, e ainda para o carro para podermos tirar fotos, mostrar as flores, dizendo os nomes e mostrar as plantas que servem para temperos culinários. Fizemos mais ou menos 60 km. Esqueci de dizer: Perto da barragem tinha uma máquina possante (tipo trator) que serve para no inverno, tirar o gelo que se acumula no caminho. Tirei foto empoleirada no trator. Voltamos para casa e Alfredo já está na cozinha preparando o jantar. Antes do jantar como aperitivo vinho Dôle du Valais e salgadinhos de queijo. Depois jantamos melão com presunto e queijo.

15/5/2000 segunda-feira= Trocamos 500 dólares pôr 825 fr. Suíços. Voltamos para casa comemos CARPACCIO em um prato ricamente decorado. Sobremesa torta de sorvete, acompanhado do melhor vinho suíço FENDANT. Depois do almoço fomos para o escritório do Alfredo escolher os melhores hotéis de ZURICH E LUCERNA. Alfredo como sempre organizadíssimo já havia visto nos prospectos o nome dos hotéis, preços das diárias e já está ao telefone fazendo as devidas reservas. Iremos sair de Tour de Peilz dia 18/5-quinta feira. Ficaremos até o dia 20em Zurich e depois iremos para Luzerna, onde o hotel fica a 10 m. do centro. Depois do almoço descemos até Martiny para comprarmos as passagens de trem para Zurich e Luzerna Custou 440 frs. Suíços ida e volta e conforme roteiro do Alfredo conhecendo toda a Suíça de norte a sul, leste a oeste. Depois fomos fazer outro passeio lindíssimo pela montanha: Chemin dessous ( embaixo) e dessus (emcima). Havia um trecho que é conhecido como o paraíso com plantações de MELÔUSES( TIPODE PINHEIROS)que ao chegar o outono mudam a cor de suas folhas vão ficando marrom, depois amarelas. O chão é coberto de uma grama que parece verdadeiros jardins. Voltamos para casa às 6h. Jantamos tipo salsicha com batata e aipo.Muito gostoso e salada...Depois fomos p/sala do escritório do Alfredo para ele preparar o itinerário da viagem que faremos 18/5 a 24/5, p/ZURICH E LUZERNA. Só o casal 20 eu e Juju. Iremos aproveitar o máximo da viagem de trem. Teremos três dias de itinerário incluindo viagens de bateau, ônibus etc. Assim se sairmos às 7 da manhã podemos continuar de trem até a ½ noite.Sabemos que para ir de Montreux a Zurich são só 2 ½ h., mas o Alfredo acompanhando o mapa podemos fazer uma volta maior aproveitando o passe do trem, e conhecer outros cantos da Suíça, que ainda não fomos. O Alfredo já fez as reservas nos hotéis de Zurich e Luzerna.Zurich St.Jeorges do dia 18/5 a 20/5 132 frs suíços pôr casal com café da manhã incluído. Luzerna dia 20/5 até 24/5 190 frs. o casal Hotel- ótima localização.. Hotel Zum Weissenkreuz Turrengasse, 19 telefone: 04114188220 fax 04114188230.

16/5/2000 Terça feira= Mardi Levantamos mais cedo, pois iríamos fazer o passeio que duraria o dia inteiro (Surpresa) Passamos pôr Martiny, e ainda não sabíamos onde estávamos indo.Depois lendo as placas da estrada vimos ZERMATT, estação onde pegaríamos o trem para a célebre montanha, conhecida internacionalmente: MATTERHORN com 4.432mts de altura. Deixamos o carro no estacionamento (Tascha Tech). Pegamos o trem em 10 minutos chegamos a ZERMATT. Cidade 100% turística. Como sempre japoneses em maioria, alemãs etc. De ZERMATT pegamos outro trem com cremalheiras (rodas sobre os trilhos), que nos levou a GONERGRAT, altura três.O80 m. Lá é um ponto de parada com plataforma enorme, onde todos os turistas se reúnem para ver o espetáculo que se descortina. Todas as montanhas geladas (com neve) ali existentes e a majestade do MATTERHORN, com seus 4.432 m. de altura, extasiando a todos pela beleza. Existem ao lado outras montanhas ( POINT DUFOUR).Ficamos ali uma ½ hora desfrutando da beleza que a natureza nos presenteava e foi quando ouvi alguém falando português.. Lógico a mamãe aqui começou o papo, e eram catarinenses de Brusque. Ele conhecia todo mundo de Brusque que eu conhecia também e pôr uma coincidência ele nos falou que foi namorado da Ingrid quando ela era solteira, antes de casar com Peter Ten Porten cônsul da Inglaterra em Curitiba e também amigo nosso. Daí descemos para pegarmos o trem e voltarmos a ZERMATT. Tiramos fotos. Alfredo encerrou com chave de ouro, pois a visão do MATTERHORN é simplesmente fantástica. Depois deste dia memorável voltamos p/Verbier. Jantamos salada de alface tomate, e cuscuz que tinha sobrado do dia anterior. .

17/5/2000- Quartafeira-Mercredi-Hoje fomos fazer novo passeio. Fomos até CHATEAU D´OEX cidade de origem da família Alfredo Divorne, desde o ano de 1837.Saímos de Verbier, passamos por Martiny, depois Bex-Villars, onde tem um hotel agora que pertence ao Clube Mediterrané. Passamos por COL DE L´croix, DIABLERETTES, COL DE DILLON , onde tem teleférico p/esquiar durante todo o ano. Passamos em GSTAAD (Palácio Castilho), depois em GERIGNOZ. Visitamos um chalé (restaurante) onde faziam queijos. Tinha pendurado um grande caldeirão em exposição. Havia sinos pendurados, aqueles que as vacas usam de todos os tamanhos. Neste caminho encontramos as vacas que iam subir para os campos. Os donos estavam todos vestidos em veludo (Bredzon). É tradição quando se está na primavera levar o gado para as pastagens. /Depois passamos em ROSSINERS- Chalé mansão com 100 janelas que pertenceu a BALTHUS, e foi construída em 1754. O Pintor BALTHUS É O ÚNICO AINDA VIVO QUE TEM TELAS EXPOSTAS NO LOUVRE. Ele tem hoje 92 anos. Estamos voltando p/Tour de peilz. .Compramos máquina fotográfica, pois a outra foi p/o lixo. 149frc.Suíços. Alfredo começou a preparar o itinerário de nossa viagem p/ Luzerna e Zurich.Ele é fora de série mesmo. Munido de mapa, horários de trem, detalhou tudo para darmos uma volta pela Suíça indo até S. Moritz Depois o outro trecho que será de Luzerna até Vevey, fazendo outro trecho para volta. Coitado, queimou bastante pestana. Jantamos salgadinhos, caracoles de carne c/ feilletes e prato de lentilha quente. Fui arrumar a mala p/viagem. Só uma mala p/os dois. Teremos que fazer algumas baldeações, para dar certo o trajeto e horário e às vezes só 3 a 2 minutos.Ainda bem que sou rápida, que nem uma lebre.Amanhã levantaremos as 5,30, pois o trem sai as 7.

18/5/2000=Quinta feira= Fomos pegar o trem em Montreux.Alfredo foi nos levar. Como já falei o bilhete que compramos para o trem foi de promoção de três dias, para viajar 24 horas seja o percurso longo ou curto.Pôr isso o percurso que levaria só duas horas para chegarmos a ZURICH, Alfredo escolheu o caminho mais longo indo até S. Moritz conhecendo o lado suíço para nós ainda desconhecido. Nada melhor que ter um amigo inteligente, bondoso como o Alfredo um paizão mesmo. Assim Alfredo fez o roteiro olhando horário, assim conheceríamos INTERLAKEN. Famoso lugar p/ esquiar. Vejam o roteiro; Montreux saída as sete. Chegada em ZWEISIMEN 9horas. Troca de trem. Partida 9,04 p/SPIEZ chegada 9,51. Troca de trem 10,02.para Interlaken. Perdemos o horário pôr minutos, mas foi ótimo, Pegaríamos o outro no horário de 1 hora. Pegamos um táxi 40frs e demos uma volta pôr toda cidade. Conhecemos o Hotel Vitória Pálace 5 estrelas. Lindíssimo.Saímos de Interlaken as 11,30 rumo a LUZERNA. Chegamos as 13,24.Trocamos de trem as 13,35 rumo a ZURICH. De Luzerna a Zurich o trem era de andares super luxo.A paisagem é estonteante. E como não é época de férias, os trens viajam quase vazios. Podemos escolher lugares. Cada um em sua janela, para não perder nada.Como nosso bilhete de trem dava direito a viajar inclusive de barco, fomos direto ao Hotel S. Georges, já me informei sobre o barco, e onde era o local e se havia táxi. Pegamos o ônibus linha dois ou nove e fomos direto. As 4,30 estávamos no barco fazendo o passeio pelo grande lago de Zurich. O percurso durou 1h30 percorrendo toda a margem do lago onde há paradas como se fossem de ônibus. Valeu a pena, pois o passeio estava incluído no bilhete do trem. Tiramos fotos e voltamos p/hotel. Passamos pôr um restaurante italiano que fica perto do hotel e comemos salada mista e espaguete ao pêsto. Amanhã ficaremos pôr aqui conhecendo a cidade, comércio e sábado iremos para LUZERNA.

19/5/2000 Sexta feira ZURIQUE= O tempo estava nublado. Pegamos o ônibus no nove e fomos na badalada rua NANHOLF STRASS- TIPO Rodeio Drive de Los Angeles. Andamos a pé desde 11,30 até cinco h. Com intervalo de 1,30 para fazermos um lanche numa confeitaria em uma das praças. Tirei fotos. Visitamos as célebres MAISON HAUTE COUTURE= GUCCI, CHANEL E VALENTINO. Era impossível comprar qualquer blusinha para nosso bolso. Olhando outras lojas não de grife gostei de duas tipo jaquetas e comprei p /Christ. 350 frs cada. Para o Xico o célebre boné KANGOURT. Vimos nos programas do hotel às propagandas da célebre Igreja FRAUSTERNSTER, onde existem os vitrais de CHAGAL. Comprei postal. Esta igreja foi construída em 1640 e acolhia os HUGUENOTES, durante a guerra. Na mesma igreja FRAUMUNSTER tem umas pinturas nos jardins internos em 3a dimensão, feitas pelo pintor PAUL BODWEIK. São bastante antigas. Tirei fotos. A curiosidade às vezes nos deixa em apuros. Quando voltávamos a pé para o hotel vimos uma pequena igreja numa das praças. Como estava com a porta central aberta entramos. Não havia nem vela nem lamparina acesa, então desconfiamos ser uma igreja protestante.Havia alguns moços junto ao altar principal. Qual não foi nossa surpresa ao olhar os painéis vimos que tinham pintadas figuras humanas eróticas, completamente nuas. No lugar do altar principal havia uma santa ceia enorme, pintada e todos nus. Saímos logo em seguida e perguntei em francês, é lógico, o porque dos painéis com homens desnudos. Eles responderam que no dia seguinte ia ter uma vernissage, e estas pinturas ficariam em exposição. É o castigo de meter o nariz onde não se é chamado... Depois às 5 horas da tarde pegamos o ônibus linha sete ( tipo trem), e fomos conhecer o resto de ZURICH. Passamos pela Universidade, demos um belíssimo passeio vendo casarões e residências famosas. Voltamos para o hotel e das 6,30 h, 30 descansamos.Depois fomos jantar no restaurante italiano perto do hotel. Jantamos tortelone verde ao sugo e ravióli ao creme, acompanhado de vinho CHIANTE. 7,60 frs. Voltamos p/ o hotel pagamos as diárias 270 frs (duas diárias) e amanhã as sete partiremos para LUZERNA. e iremos neste trajeto passar pela célebre S. MORITZ.

20/5/2000=Sábado- Samedi-LUZERNA-Seguimos religiosamente o roteiro fornecido pôr Alfredo. Zurich –Lanquart chegada 9,32.Troca de trem as 9,48 com destino a SAMEDAM. Chegada 11,44 troca de trem para SAGLICINS.- Saídas 11,47.Partida para S. MORITZ 11,50- Saída as 12.Ou Para sorte nossa e por um erro em lermos o itinerário perdemos o trem e tivemos 2 horas para pegar o próximo. Pegamos um táxi SESSENTA frs.que nos levou a conhecer a cidade, rodeada de montanhas geladas. Vimos à casa de Cristina Onassis.Tirei foto. Nick Lauda e a do Príncipe REZA PALEVI. Estas casas ficam numa parte alta da cidade. A parte baixa onde está o lago, está completamente congelada, e é local de patinação no gelo.Os hotéis estão todos fechados. É como Verbier. Estação de inverno. Valeu a pena conhecer S. Moritz apezar de parecer uma cidade fantasma, nem cachorros nas ruas. Pegamos o trem novamente rumo a REICHNAU TAMES 15,52 Chegada 16,11.l Saída para DISENTIS /MUSTER17, 15 Chegada 17,18 Saída para ANDERMATT 18,30 chegada 18,48.Saída para GOSCHEHENEN 19,03 chegada 19,09 Saídas p/ LUZERNA 19,20 Chegada 20,41. A viagem de trem foi fantástica. Muito bucolismo. A paisagem da Suíça é lindíssima. Seus campos, pastagens todas floridas e suas pequenas vilas encrustadas nas montanhas. Casas de campo belíssimas. O gado fica sempre em pequenos lotes separados pôr cercas elétricas. Carneiros, ovelhas também separados pôr cercas elétricas. As montanhas em fase de degelo é um espetáculo. No trecho entre REICHENAU E TAMINS vimos onde se pratica a canoagem. Depois entre MUSTTER E ANDERMATT passamos rente as montanhas geladas, com mis ou menos 1, 30 de gelo acumulado nas beiradas tirei foto. O trem passava entre a neve ia cortando o gelo. Assim foi nossa viagem de Zurich a Luzerna. Espetacular. Fizemos este longo percurso p/aproveitarmos o dia do trem, e conhecer mais este pedaço gelado da Suíça. Se fôssemos direto de ZURICH p/LUZERNA só 2 horas, e não teríamos visto tanto como vimos. Chegamos em Luzerna as 20,41. Como estamos na primavera ainda é dia. Nosso hotel é bem perto da estação de trem e a beira do lago. O Alfredo sabe escolher. Deixamos as malas no hotel e fomos jantar. Na beira do lago tem um calçadão, com mesas ao ar livre, é o quente- tipo Copacabana. Jantamos massa 45 frs. Voltamos p/ o hotel 10, 30, pois nossos corpinhos mereciam um descanso.

21/5/2000=Domingo Dimanche Luzerna Levantamos as 9.30. Tomamos café. As garçonetes do Hotel são Portuguesas e ficaram felizes pôr sermos brasileiros, pois a língua aqui falada é o alemão, e boa parte entende francês e Inglês. Às 10 horas saímos do hotel para conhecer o MUSEU DOS TRANSPORTES, Pegamos na recepção do hotel tudo que devia ser visto em LUZERNA. Fomos a pé margeando o lago, que tem como VEVEY E no nosso Barigui. O caminho era tão lindo que fomos andando, e nem sentimos o trajeto, até chegarmos ao Museu. Andamos cinco km. O dia estava lindo. Tirei fotos. A água do lago é transparente. Muitos iates, barco à vela, cisnes etc. Chegamos ao museu. Um espetáculo. É enorme.Paga-se entrada 32 frs p/ duas pessoas. Assistimos o filme contando a história da construção do 1o túnel GOTTARD (MONTANHA). É um filme e passeio de bonde. Muito bem feito. Entra-se numa porta e vemos como se fossem pessoas conversando (colonos) sobre a construção do túnel. A dureza que deveriam de enfrentar. Depois a greve, pois desistiram de construir, pois muitos morreram em acidente, explosões etc. Depois fomos ver a exposição de todos os aviões. Só não estava

o 14 Bis do Santos Dumont.Saímos do museu as 5,30 e voltamos de ônibus p/o hotel e logo em seguida saímos p/ jantar. Fomos aqui no calçadão cheio de mesinhas, e restaurantes.

22/5/2000=Segunda-feira-1o passeio=CHATEAU GUSSCH. Antes castelo da colina, hoje hotel. Fomos de ônibus 1,70 frs. Depois pegamos o funicular que nos leva ao hotel na colina. De lá se vê toda LUZERNA. Tiramos fotos e visitamos o hotel. Belíssimo cinco estrelas e com uma parte do restaurante ao ar livre c/ vista panorâmica onde almoçamos. 2o Passeio Ao célebre e famoso LEÃO esculpido na pedra ( LOUWENDENMAL).Tiramos fotos. Havia grupos e mais grupos de japoneses. Junto da imagem do Leão havia o museu( GLETSCHERGARTEN) que descreve geologicamente a formação dos glaciares( há 20 milhões de anos) O museu GLACIAL GARDEN foi descoberto em 1782 e já visitado pôr mais de 11 milhões de pessoas. É o jardim GLACIAL mais velho e mais famoso do mundo. Junto ao museu encontra-se o LBIRINTO DOS ESPELHOS (PALAIS DE GLACES)- Hall of Mirrow. Espetacular. Tiramos fotos divertidas.

23/5/2000 Terça feira. Ao meio dia fizemos o célebre passeio de barco pelo lago (2 horas de duração). Muito bom. Aliás, todos os passeios são sempre muito bem escolhido. O europeu não faz propaganda enganosa. Terminado o passeio fomos conhecer o CENTRO DE CONVENÇÕES, E IMAGINEM UM CORAL DE MAIS OU MENOS 200 ESTUDANTES, c/ maestro ensaiando um recital que seria hoje à noite as 7,30... Depois pegamos o ônibus linha 21 e como somos sortudos fizemos um passeio de 1 hora vendo mansões de Luzerna pôr apenas 1,70 frs. Voltamos ao Hotel, pois amanhã tomaremos o trem para voltarmos a Tour de Peilz.

24/5/2000 Fomos a pé para a estação do trem que ficava a uma quadra do hotel. Pegamos o roteiro do Alfredo, e teríamos de seguir a risca.Luzerna=ARTH GOLUTANGOSCHENEN=ANDERMATT=BRIGG=SION=MARTINY=ST.MAURICE VEVEY. Chegamos em Vevey com 20 minutos de atraso, pois em AIGLE, houve uma pane na parte elétrica do trem. Alfredo estava nos esperando na estação.

Dia 26 iremos p/Geneve e tomaremos o avião para Porto (Portugal). Jantamos saladas e queijos e tomates recheados c/carne moída. Sobremesa queijos e chocolates

25/5/2000 Quinta feira- Cri e Alfredo nos levaram p/conhecermos LAUSANNE. Uma bela cidade universitária e das colinas. Visitamos diversos pontos interessantes inclusive a catedral (Basílica) protestante que tem vitrais belíssimos, estilo gótico a mais pura do mundo. Tirei fotos. Fomos a um parque onde se podia ver toda LAUSANNE, depois descemos pelas corniches (curvas como as de Mônaco) onde a princesa GRACE KELLY, sofreu um acidente fatal. Voltamos p/casa e Cri Cri e Alfredo já preparavam o almoço. Saladas e um patê de legumes e morangos tão doces que não havia necessidade de colocarmos açúcar. Depois do almoço novamente fomos fazer um passeio bucólico atravez de campanhas aonde vimos plantações de trigo, morangos e casas belíssimas. Tiramos fotos. Voltamos p/ casa e enquanto Alfredo e Cri Cri preparavam nosso jantar de despedida Vinho branco FENDANT- Aspargos c/molho – Carne de porco defumada c/ purê de batatas Sobremesa morangos MATTERHORN com creme chantik lilye feiulettes (folheados . Uma delícia. Eu fui arrumar as malas, pois amanhã iremos p/ Porto (Portugal. Iremos tomar o avião em GENEVE e Alfredo e Cri Cri irão nos levar).

26/5/2000 Sexta feira –Antes de chegarmos a GENEVE Alfredo deu umas voltas pôr arredores, passando pôr estradas secundárias. Inclusive passamos pôr uma clínica Cardiológica tipo C. Constantini em GENOBIER a 30 km de Geneve. Fomos para o aeroporto e no avião nos informaram que na cidade do Porto chovia. Então me lembrei de S.Pedro meu amigo, que não manda chuva quando peço. Na nossa viagem p/Suíça não choveu. Dias lindos e ensolarados. Chegamos no Hotel do Porto= Grande Hotel Moderno: Rua Santa Catarina, 197 fax: 351(222051061) três estrelas.Os quartos enormes. O restaurante do Hotel tem lustres de cristal enormes. O bufet decorado em rosa (tecido) e as cadeiras todas encapadas do mesmo tecido.Depois da recepção tem dois salões enormes também ricamente decorados. Chegamos no Hotel as 3 ½ .Deixamos as malas no quarto e como havíamos planejado irmos a SANTIAGO DE COMPOSTELA, perguntamos ao taxista de nos levar para Santiago a 200km de distância do Porto. Sairia 45.000 escudos. Telefonamos a uma agência de turismo e soubemos que duas passagens em excursão com almoço incluído somente 12.200 escudos para os dois. Marcamos então para amanhã dia 27 pela manhã as 7,30. Chegada de volta ao Porto às 9,30 da noite. Nosso Hotel no Porto é muito bem localizado. A rua S.Catarina é conhecida pelas lindas lojas, e quase em frente ao Hotel o célebre CAFÉ MAJESTIC (Tipo Colombo do Rio). Tradicional. Fomos Visitar a Capela das Almas. A parte externa é completamente revestida com os tradicionais azulejos (azuis) portugueses. Tirei foto. Depois fomos visitar a Cela dos Fratellos. Belíssima. O altar mor é bem parecido com o da Igreja do Carmo no R. Janeiro. Estilo barroco Tirei foto. Voltamos ao Hotel e jantamos no restaurante do hotel que é lindo e chiquérrimo. Jantamos BADEJO a Americana.

27/5/2000 Sábado=Soubemos que o ônibus linha no um ia até MATAOZINHO, seguindo a beira do rio Douro. De fato o trajeto foi muito bonito e diferente.Tirei fotos de roupas penduradas nas janelas que estão de frente para a rua, e ainda em muitas casas eles colocam varais na calçada mesmo. Na volta perguntamos onde era a melhor Cave de Vinhos. Atravessamos a ponte do Rio Douro a pé que nos levava ao bairro de Gaia.No caminho para a Cave encontramos as célebres motos HONDA-GOLD-WING. No Brasil não tem. Como as motos estavam todas enfileiradas para exposição, o |Jules não perdeu tempo, deu uma de boy motoqueiro, e sentou-se na mais bonita, cor vinho. Tirei foto. .Fomos à cave do vinho SANDEMAN. Tirei fotos. Projetaram slides sobre o transporte e envelhecimento do vinho em barrís (tonéis de carvalho).Hoje foram substituídos pôr tonéis inoxidáveis, não havendo prejuízo no sabor nem envelhecimento e é muito mais higiênico. Houve degustação de vinho tinto e branco compramos 2 litros tinto (ruby e 1 branco 3,23 dólares... comprei na volta p/o Hotel o prato de parede de porcelana 3000 escudos. Depois às 8 horas fomos jantar num restaurante perto do hotel=Restaurante Ribeiro. Bacalhau especial. Muito bom. Amanhã iremos p/ SANTIAGO DE COMPOSTELA.

28/5/2000 Domingo= Fomos de ônibus de turismo ( Terra Nova)tel.218403766 e só nos custou 12.200 escudos p/2 pessoas com almoço incluído. O almoço foi ótimo. Passamos pôr Valença (cidade pequena) rodeada de muralhas. Os portugueses de 1.500 tinham medo dos árabes (mouros) Comprei um prato chinês lindo. Assim passamos pôr VIGO, Valença, e TUI. Fomos direto ao monastério. Belíssima construção. Passamos A MÃO NOS DEDOS DE DEUS. Havia fila.Depois fomos até o altar principal onde estava S.Tiago (Estátua) para passarmos as mãos nos ombros e na nuca do Santo. Depois descemos a escada para vermos uma mortuária em prata. O altar é belíssimo. Terminada a visita a Igreja visitamos a UNIVERSIDADE DE MEDICINA a mais antiga fundada em 1534 pôr AFONSO III. Comprei o livro de Santiago de Compostela.As 4,30 voltávamos para o Porto.Na volta fizemos uma pequena parada em TUI que faz divisa com Portugal e Espanha. Às 10 horas fomos dormir.

29/5/2000- Segunda feira=Às 11 horas a condução nos pegou no hotel para irmos ao Aeroporto do porto rumo ao Brasil. .Fim de 32 dias maravilhosos e muito bem aproveitados. Também tinha um ótimo companheiro (JULES SALOMON ) Brevemente esperamos fazer outra viagem, pois é o melhor investimento. Acabei de passar para o Word com fidelidade este meu relatório de viagem, minuciosamente anotado dia a dia, do meu diário de viagem. Curitiba, 28/3/2004 Dinah Lunardelli Salomon.

Hanid
Enviado por Hanid em 23/04/2007
Código do texto: T460743
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.