BRINQUEDO DE CRIANÇA

Como era bom ser criança. Tanta brincadeira gostosa, tanta criatividade, cada um no seu quadrado, ”expressão que não existia na época”. Antigamente as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje e por esta razão tinham que produzir os seus brinquedos. O uso de madeira, pedra sabão, cascalho, caixa de fosforo, forquilha para fazer bodoque; quem não se lembra das poltronas feitas com as caixas de fósforos, os bonequinhos com palitos e sementes, coisas simples que geravam muitos sorrisos e muita felicidade.

Vamos recordar um pouco, porque nos faz um bem danado, lembrar das artes que aprontávamos quando éramos criança. Rouba bandeira, cantigas de roda, as cinco marias, finca, bolinha de gude, pegador, esconde esconde, estátua licença, meadinha licença, amarelinha, pular corda, queimada, ioiô, bambolê, bilboquê, bentialtas, futebol de botão, pião, piorra, dança da cadeira, jogo da forca, cavalo de pau, carrinho de rolimã, joão bobo, passa anel, pé de lata, perna de pau, peteca com palha de milho e penas de galinha, soltar papagaio ou pipa, policia e ladrão, pula sela, pular carniça, batata quente. Na rua não tinha um grande movimento de carros, eram carroças, charretes, fuscas, rural willys, jipes, gordini, um tempo de paz, um tempo de grandes saudades. Mas veio o progresso e com ele a tecnologia. Os brinquedos de hoje já chegam prontos e a criança não tem que pensar nada, só apertar botões, ficar de frente para a telinha do vídeo game e computadores sem gastar um pingo de energia, um ponto de raciocínio além de não cuidar da postura corporal que trás graves consequências no futuro. É normal ver uma criança navegar na internet, atender o celular, folhear uma revista e assistir televisão no mesmo ambiente, ao mesmo tempo. Com todo esse aparato tecnológico, muitas coisas do passado ficam esquecidas, as brincadeiras ingênuas, e sem qualquer tipo de tecnologia, criadas apenas para divertir, exigindo a imaginação e criatividade dos pequeninos; ideias para trabalhar o desenvolvimento mental, intelectual e social na infância e foi assim que nos tornamos crianças melhores, jovens obedientes, adultos intelectuais e plenos de sabedoria. Tempos bons que seria muito bom retornarem.

ederbrasil
Enviado por ederbrasil em 16/12/2013
Código do texto: T4614709
Classificação de conteúdo: seguro