SONHO FINAL

Outro dia assisti uma peça de teatro onde a personagem que representava a Mãe gostaria de ser cremada e as cinzas jogadas ao vento nos lugares onde ela foi feliz, então eu resolvi escrever sobre a minha despedida final, resolvi que minhas cinzas fariam um tour nos lugares que amo ou amei, que vivi sonhos e fui feliz...por que então não realizar esta fantasia? Então vamos lá, recado para meus filhos, netos e amigos. Ah! como eu amo São Paulo, principalmente a região da rua Oscar Freire, onde morei uma época na minha juventude e fui feliz, todos os sábados passeava por lá até a Rua Augusta vendo as vitrines com as roupas lindas que passeavam comigo no meu imaginário, tempo das vacas magras, muitos sonhos e fantasia. De São Paulo, minhas cinzas poderiam ir até o Rio de Janeiro precisamente em Ipanema onde Vinicius de Moraes fazia suas poesias nos barzinhos da região e o Poetinha que tanto povoou a minha imaginação na adolescência com tantos poemas românticos e lindos, seria a minha homenagem para ele...ainda falando da adolescência e juventude, na praia de boa viagem em Recife, um pouquinho de mim, para recordar o tempo que eu morava e era frequentadora assídua daquela bela praia, sonhava que um dia casaria e moraria lá, onde criaria meus filhos, foi somente sonhos...e como gosto de sonhar com aventuras e viagens, um pouquinho dos meus restos em Nova York , na 5ª avenida, um luxo, e ainda caminhando mais um pouco, a minha energia somaria-se a energia da Times Square e lá recordaria as vezes que me senti no topo do mundo sentada naquela escada vendo a vida passar em forma de energia sobre a minha retina. E Paris? Um sonho para ser vivido em vida, mas em sonho também e na rua do luxo ficaria um pouquinho de mim para realçar a beleza das lojas que lá encontram-se, quem advinha? A Avenue des Champs-Élysées é claro, entre jardins, lojas de grife e sonhos de consumo, eu ficaria quientinha olhando a vida passar entre as infinitas pessoas das mais variadas regiões do mundo que por ali circulam em busca da felicidade...Ah! E a bela Itália que muito me encanta, ficaria um pouco em Venezia e na Duomo di Milano, um dos locais que mais me emocionei em vida...mas não poderia faltar a minha Fortaleza, minha terra Natal, onde vivi a grande parte de mim, onde construí minha família, minha profissão e criei meus filhos, aqui seria meu repouso final , onde guardaria uma grande parte dessas cinzas com a minha história de vida sonhadora e inquieta, não esquecendo também que muitas flores me acompanhariam com as melodias no meu último trajeto.

Iracema Patrício

21/12/2013