Só Queríamos Entender

Para a comodidade, mas também o desencanto e insatisfação de eventuais próceres do reacionarismo, podemos garantir-lhes que a esquerda não é incompetente para gerir o capitalismo. Na maioria dos países da América Latina observam-se hoje sistemas de governo de orientação esquerdista. Na região, as taxas de crescimento econômico não são brilhantes, mas são reais. Sendo que as três maiores registram-se na Argentina, no Brasil e no Chile, onde a renda per capta de US$ 20 mil é a maior da América do Sul.

A questão da segurança em nosso país é dramática, com pessoas sendo assassinadas todos os dias, de diversas formas; verdadeiros atos de guerra em nossas favelas, sempre com mortes de inocentes; roubos seguidos de morte em nossas ruas e condomínios de luxo ou não; sangrentas batalhas campais que não conseguem ser evitadas em nossos campos de futebol; etc. No entanto, no Brasil é onde se matam mais policiais no mundo.

A arrecadação total de tributos no Brasil superou R$ 1 trilhão em novembro de 2013. Contudo, isso não impede que a prefeitura petista de São Paulo tente impor o escorchante aumento de quase 50% no valor do IPTU para o município. Por outro lado, já não é hora de o Governo Federal diminuir o peso dos impostos na projeção do cálculo da sua arrecadação tributária?

A cobertura de gelo no Ártico diminuiu cerca de 12% na última década. Enquanto isso, países do Primeiro Mundo, como os Estados Unidos, ainda não se dignaram a assinar o Protocolo de Kyoto. Que estabelece “compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que agravam o efeito estufa, tido como causa antropogênica do aquecimento global”. Alterações climáticas provocadas pelo aquecimento global podem provocar a expansão do volume do nível médio do mar, agravado pela diminuição da cobertura glacial. Como consequência, poderemos ter a “inundação de costas densamente povoadas de países como Bangladesh e o desaparecimento total de algumas nações, como o estado das Ilhas Maldivas, além de bilhões de pessoas serem privadas do uso da água doce”.

Problemas futuros para o Brasil, cujas reservas de água doce são as maiores do mundo. E que serão logicamente disputadas por outras nações, sobretudo as de maior poderio bélico-militar. Apesar disso, o nosso nordeste passa no momento pelo maior período de seca na região.

Maricá, 22/12/2013

Aluizio Rezende

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 22/12/2013
Reeditado em 24/12/2013
Código do texto: T4621529
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.