É PRECISO AMAR... (Republicado)

"É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã" _ Renato Russo sempre me impressionou pela letra de suas músicas. Mas, essa frase introjetou em mim e, sinceramente, acho que passei a amar mais as pessoas depois dela. Pelo menos passei a ver de outro modo os meus relacionamentos, talvez com os olhos da alma.

A vida física é tão tênue, no que diz respeito a tempo e data, que a maioria dos seres humanos teme a morte. E teme exatamente porque ela é uma incógnita. Mas, mesmo assim, o homem age como se fosse viver para sempre pelos pagos terrestres. Trabalhamos, adquirimos, nos preocupamos, nos estressamos, tudo com vistas ao futuro. Um futuro que nunca chega. Estamos sempre no presente!

Kalil Gibran já dizia "O momento presente contém todo o tempo e, dentro dele, está tudo o que pode ser esperado, feito e realizado". É no presente que nos é dada a oportunidade de agir. E olhar os familiares, os amigos, os conhecidos, com os olhos do coração. Com os olhos do amor. Com os olhos da piedade. Com os olhos do "pode não haver amanhã".

O tempo não é absoluto. O tempo e tudo o que ele engloba, é relativo. Vivemos "nosso" tempo, cada ser vive o "seu" tempo. Cada tempo é diferente. Cada ser é diferente, é único. Se estou aqui agora, é nesse tempo que devo atuar, é nele que realizo, que demonstro meu sentir, que efetivo a minha modificação íntima e contribuo para o crescimento daqueles que comigo convivem. No momento que cada ser humano sentir que a seu lado, no seu convívio diário, estão outros seres humanos que choram, que sofrem, que se alegram, que realizam, inicia-se a transformação. Cada ser é um elo e, se todos se interligarem, poderemos fazer uma corrente em prol do crescimento coletivo.

Olhando o mundo, hoje, isso é quase uma utopia. Vivemos o dia-a-dia muito terra-a-terra, preocupados com pequenas coisas que não levam a nada, egoisticamente fechados em nosso mundinho, como se fôssemos aqui ficar eternamente. Sem nos lembrarmos que a carne é finita. Que um dia, teremos que partir. E que na bagagem só levaremos os sentimentos. Porque coisas materiais não cabem no outro plano. E que se nossos sentimentos são bons, deixaremos uma saudade saudável nos que ficarem.

Estes simplórios escritos não têm a pretensão de mudar o mundo. A minha intenção é apenas fazer você olhar para dentro de si mesmo e refletir. Se eu tocar um coração apenas, já terá valido a pena.

Porque é preciso amar para consertar o mundo. O dia em que todos exercitarem o amor verdadeiro, o amor da alma, a Terra será, com certeza, um lugar melhor de se viver. O dia em que amarmos "como se não houvesse amanhã", estaremos vivenciando o que Jesus já disse há mais de dois mil anos: "AMA AO PRÓXIMO COMO A TI MESMO".

**************************

@ Republico esta crônica como forma de agradecer aos antigos

e novos amigos que fiz e venho fazendo neste Recanto,

desejando a todos paz e luz no ano que inicia.

Giustina
Enviado por Giustina em 24/12/2013
Código do texto: T4623548
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.