Presépio

Presépio

(Agradeço ao senhor Hermegildo Bortolucci, pois me mostrou o que é um presépio, ao mesmo tempo que o homem chegava na lua)

Presépio

A família caminhava pelo grande centro de compras.

Pai, mãe e filha.

A filha, algo de sardentinha, caminhava olhando para tudo, olhos vivos, nada escapava.

Lojas, bolas, enfeites e até...neve.

A mãe caminhava na frente, meio sabendo exatamente onde ir; roupas lá, brinquedos acolá, praça de alimentação lá em cima.

- Amores, vou até a loja de eletrodomésticos, vou comprar um liquidificador para minha mãe, nos vemos depois. Você fica cuidando da pequerrucha.

- Tudo bem meu bem, vá.

- Pai?

- Que é minha filha?

- Quero fazer xixi.

- Agora?

- É.

- Então vamos até ao banheiro.

O pai deixou a garotinha entrar sozinha no banheiro, afinal das contas, tinha seis anos e já fazia xixi sozinha.

Ao mesmo tempo a atenção do pai foi desviada, afinal havia quase em frente uma loja que interessava aos homens; espuma de barbear, raquetes, rádios, redes...

A menininha fez seu xixi, saiu do banheiro e não encontrou ninguém, nem pai, nem mãe, ninguém conhecido.

Começou a caminhar e encontrou, logo perto, uma loja, na qual, a frente do mostruário de coisas para vender havia uma coisa diferente, a garotinha, olhou, olhou, sonhou e não entendeu nada.

Neste momento chega o pai, muito esbaforido e estabanado.

- Meu amor, onde você estava? Imagina se sua mãe sabe que você se perdeu!?

- Eu não me perdi pai, só estava esperando você na frente daquela loja.

- Graças a Deus, o que vendia a loja?

- Não sei. Pai?

- Sim.

- O que é um manto?

- Um pano que as pessoas usam na cabeça.

- O que é um burrico?

- Um meio cavalinho.

- O que é um halo?

- Uma coisa que anjos e santos usam na cabeça.

- Pai, o que é uma estrela?

- Corpos celestes que brilham no céu, mas diga-me, tudo isso você viu em frente daquela loja?

- Vi sim e pai; o que é uma manjedoura?

Para alívio do pai, a mãe chegava, com embrulhos nas mãos.

- Vamos queridos?

- Vamos, disse o pai, já não era sem tempo.

- Pai?

- Sim filha.

- O que é o Natal?

- ??

O pai até que tentou dizer que a manjedoura tinha mudado todo o rumo da história humana nos últimos dois mil anos mas a garotinha já estava bem entretida com um algodão doce.

- Pai, Mãe?

- Sim filha!

- Quero dormir.

- ??