ler toma tempo, mas é bom...

ler toma tempo, mas é bom...

Seguindo toda uma lógica interna de meus textos começo dizendo que esse começo de século vêm coroar indubitavelmente a era da velocidade. A era em que a informação voa de canto a canto do mundo em milésimos de segundos, deixando países enfraquecidos ou alterando a economia mundial com uma simples declaração de um presidente famoso. Estamos no ápice da era em que o movimento, o dinamismo e a loucura temporal se fazem presentes e indissociáveis da vida de qualquer cidadão moderno e urbano, sem com isso excluir os rurais, que não são todos.

Vivemos um momento em que o ser humano é altamente desvalorizado em detrimento do produto. O consumo se coloca como motivo e principal motivador das vidas mundiais. E a velocidade com que eles entram e saem de nossas vidas torna-as extremamente despregadas de valores mas lotadas de desejos. Trocamos de celular a toda hora, mas continuamos com nossas mentalidades e concepções ideológico políticas em vigor. Mudamos de aparelhagem sem termos tempo para nos adaptarmos a ela.

Nunca a frase norte americana “tempo é dinheiro” esteve tão em vigor. Cada pedaço de dia que perdemos é como se perdêssemos aquele pedaço de nossas vidas e com isso acumulam-se estresses e doenças. Procuramos fazer exercícios para a saúde, mas esquecemos que elas vêm de nossa mente. Atrofiamos o pensar e hipertrofiamos os músculos.

Nessa sociedade cientificista o parar para ler é cada vez mais um luxo. A meu ver uma necessidade. Para a maioria uma atividade chata e sem propósito. Ou até com propósito, mas muito chata. Um lugar onde a tecnologia é aplicada sem um embasamento filosófico carecemos dessa capacidade reflexiva, a qual a leitura nos proporciona.

Ler toma tempo, disposição, energia e principalmente nos deixa vulneráveis para nós mesmos. Sendo uma atividade reflexiva ela nos confronta com essa tão temida atitude interior. Vivendo em um ambiente altamente social nós temos pouco tempo para nós mesmos e com isso pouco tempo para pensar, ler e refletir.

Ler é o caminho para questionamentos, muitas vezes sem repostas rápidas e essa sensação de vazio que se abre ante as novas questões é evitada a todo custo. Afinal temos que ser confiantes, determinados, temos que vencer limites, ser o melhor. Olhando ao redor vemos frustrações, competições e medos por todos os cantos. Esses que quanto mais se afastam do pensamento mais ficam a mercê de compensações ilusórias. Apoios mentais como novas igrejas, filosofias baratas de auto ajuda, novas formas de ocupar o tempo com atividades pseudo-engrandecedoras, etc.

Ler é bom, mas toma tempo. Se você acreditar que tempo é dinheiro invista no seu futuro. Gaste tempo lendo. Esse é o único investimento não material que lhe trará caminhos para o conhecer, o saber e assim poder buscar um pouco de paz no meio de tanto caos.

leandroDiniz
Enviado por leandroDiniz em 30/08/2005
Código do texto: T46249
Classificação de conteúdo: seguro