2014, NOVAS ESPERANÇAS E EXPECTATIVAS

Domingo, 29 de Dezembro de 2013

2014, NOVAS ESPERANÇAS E EXPECTATIVAS

E o ano de 2013 já agoniza, praticamente.

O ano novo representa muitas expectativas em todos. Quase sem exceção.Até mesmo uma pessoa considerada negativa, tem em seu subconsciente um certo grau de esperança no futuro. Isso é intrínseco ao ser humano. É que, geralmente, não conseguimos ter quase nenhuma percepção do nosso subconsciente. Por isso é que costumamos encontrar em nosso caminho muitas situações ruins.

E para o povo brasileiro, esse ano que se inicia traz em seu bojo algo mais que os outros anos. É ano de eleições. Então, é necessário que esse mesmo povo expresse e exercite muita consciência nesse novo período que chega.

As mazelas públicas brasileiras alcançaram patamares extraordinários. Em pleno Século XXI vemos muitas distorções em nosso país. Principalmente no ambiente político. Há um tremendo contraste entre as diversas regiões do Brasil. E muita coisa já deveria ter sido resolvida, diminuindo o sofrimento do povo nas regiões mais sofridas.

Neste final de ano, com a entrada do Verão, as chuvas se apresentam em certas regiões e causam tragédias e sofrimentos à algumas delas. As enchentes costumam ocorrer tanto no Sul quanto no Norte e Nordeste. E em geral as autoridades não possuem preparo para enfrentar as situações que são criadas com essas chuvas, principalmente.

Mas a seca em parte do Nordeste brasileiro também costuma maltratar aquela região, bem como à sua população. Nesse ano, uma parte do Nordeste já está enfrentando seca há dois anos seguidos. E isto acaba trazendo muitas situações de calamidade total onde isto se dá.

É um verdadeiro contraste. O que poderíamos tratar, também, de um verdadeiro paradoxo. E tais situações já se dão por muito tempo. Talvez alguém possa arriscar que isso acontece há mais de um século, com certeza. Ou até mais.

Mas tudo isso seria possível terminar. Bastaria que os homens públicos que estão no poder para resolver tais questões, tomassem as iniciativas próprias e corretas para por fim a tais situações. Mas parece que nenhum deles o quer. Pelo menos até a presente data. Entra ano e sai ano e as coisas acontecem sempre da mesma forma. E os atingidos pelas tragédias é que sabem muito bem o que são isso.

Mas o engraçado nisso tudo é saber que existe no Brasil regiões muito férteis em água. A Amazônia e o Pantanal a possuem até em exagero. E não seria difícil transportar água dessas regiões para aquelas que sofrem de seca por longos períodos. Como dizem: É uma questão pura e meramente política. Mas todos sabem muito bem o que acontece, afinal.

Aqui no Brasil, no âmbito público, todos sabemos que a corrupção é desenfreada. E as práticas são seculares. E são sempre os mesmos que a executam. Mas até agora saíram e/ou ficaram ilesos de punições e penalidades. Enquanto isso o povo sofre. Mas ele também possui muita culpa nesse processo. Porque quando chega em período de eleição, escolhe sempre os mesmos. Aí, não se resolverá a questão nunca.

Então, não custa nada manter um certo grau de esperança com a entrada de 2014. Pode ser que alguma coisa mude no ano que vêm e o povo acabe mudando suas práticas, também.

É só ficar na torcida.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 29/12/2013
Código do texto: T4629653
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.