PROFESSOR

Aqui estou, iniciando mais uma crônica, que será levada a muitos olhares, que será lida para os ouvidos de olhos que não veem, sendo colocada á disposição das criticas, dos olhares de reprovação, do julgamento de uns do elogio de outros e nem se minha orelha esquerda vai ficar vermelha. Mas nenhuma destas palavras não seriam escritas, se não houvesse por tras de mim em meu primcipio de vida, no momento em que minha busca pelo conhecimento era maior que minha própria vontade de ser, a figura magica e eterna do professor. Não me é possível esquecer a saudosa figura do meu primeiro professor. Foi o meu pai. Era um auto didata da mais fina estirpe. Possuía todo o conhecimento necessário para a nossa sobrevivência em tempos difíceis. Quando cheguei na escola, já sabia ler e escrever. Causei espanto naquela geração e fui para a sala dos repetentes, coisa que naquele tempo existia. E mesmo la me destaquei. Como foi bom aquele ser especial, aquele meu herói professor. Da mesma forma que foi educado por aquele grandioso professor coloquei em pratica com cada um dos meus filhos, e o resultado foi sempre o mesmo em seus primeiros tempos na escola. Tinham prazer em estudar porque faziam o que gostavam assim como eu. Hoje temos muitos professores, muitos homens e mulheres especiais, grandes heróis que cuidam da educação de nossas crianças e jovens ser professor é ser como um anjo, que se preocupa com todos os pontos e virgulas do ensinar, que se preocupa com cada passo do aprendizado, que se preocupa com os olhares e com os pensares de cada aluno. Ser professor é possuir um ombro bem largo para transportar com vigor e com plena sabedoria cada um dos seus alunos, já que eles o acompanham desde o primeiro ate o ultimo dia letivo, nos ditados, nas redações, nos trabalhos, nas provas. Mesmo tendo um tempo na escola para cuidar de seus alunos, o professor os transporta no ônibus, no carro, e os coloca sobre a mesa em sua casa. O professor tem muito que pensar, muito que realizar, muito que aprender, muito que ensinar. O professor é o pai, é a mãe, o professor é aquele que nos dá sabedoria, nos da conhecimento, nos dá amor genuíno. Ele possui a luz do saber. Professor, um ser especial, um herói. O professor é eterno.

Estou vivendo um novo momento. Fiz o ENEM e aos sessenta anos fui para a universidade, na unica oportunidade que tive em minha vida. Estar na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - campus do Coreu é certamente um grande privilegio. Já estou em meu ultimo ano e bem preparado para levar mais conhecimento e saber para os alunos do Ensino Médio. O ensino é a base do crescimento, o portal das oportunidades. Para encerrar, é bom que todos saibam. EU ESCOLHI SER PROFESSOR.

ederbrasil
Enviado por ederbrasil em 31/12/2013
Reeditado em 26/05/2014
Código do texto: T4631167
Classificação de conteúdo: seguro