FELIZ ANO NOVO! QUE DE FORMA INSIGNE O IMPROVÁVEL ACONTEÇA!

Meus queridos e minhas queridas! Estive pensando no que dizer e desejar a todos e todas nesse inicio de Ano Novo, depois de tanto que já disse e desejei...
Percebo que quando finda um ano e inicia-se o outro, inevitavelmente, passamos por um momento de silêncio exterior e dentro de nós realizamos uma retrospectiva, e nela uma espécie de balanço do que realizamos e o que deixamos ou nos faltou possibilidade para realizar. É como se, mesmo quando materialmente não o fizéssemos, houvesse dentro de nós uma pequena (às vezes até grande) lista de tudo que almejávamos realizar naquele ano. Então, a olhamos e verificamos que quase nada foi alcançado. Se esse foi o seu caso, não se angustie, porque este é quase sempre o meu. Alguns poucos alcançaram quase tudo, ou tudo, mas estes são quase que exceções. E isso nem sempre tem a ver em sermos ou não bons administradores de nosso tempo, de nosso dinheiro, de nossa família, de nosso negocio, de nosso isso ou nosso aquilo. É claro que essa atitude ajuda muito, mas há muitas coisas e fatos que nos fogem o controle ou de nossas possibilidades, e até mesmo de nossa imaginação, por mais fértil que possa ser. Há os que compartilham tanto que nada acumulam. Bem aventurados esses últimos. Em outras vezes surgem fatos que jamais se cogitou.
Por tudo isso mesmo nesse inicio de ano não quero pensar em listas, muito menos fazê-las. Quero compartilhar o pensamento do sociólogo e antropólogo parisiense Edgar Morin. Ele diz: “creio no improvável, porque, se acreditarmos nas probabilidades, vamos rumo ao caos demográfico, ao caos econômico, ao caos ecológico, ao caos nuclear... mas o improvável pode acontecer!”
Se trouxermos esse pensamento para nossas vidas particulares, para a grande massa da população, da qual faço parte, as probabilidades não nos apresentarão possibilidades de realização em curto prazo. Então, nesse ano quero crer no improvável, de forma positiva. Sim: que o improvável aconteça!
Brindemos ao improvável!! Desejo a todos que de forma prodigiosa e insigne o improvável aconteça!! Sim:
Que o milagre, que ninguém espera ou creia acontecer, aconteça!
Que a doença que a ciência diga que até o momento não tem cura, se torne curável!
Que o perdão que você julgou ser incapaz de dar ou receber, aconteça!
Que o amor que você julgue impossível ou perdido viva ao seu lado!
Que todos que juraram ser inimigos se deem as mãos e sejam irmãos!!
Que alguém que se julga “um caso perdido” torne-se um prodígio!
Que os lugares em que a guerra impera, reine a paz!!
Ninguém conhece o caminho por onde surge o improvável, portal que transforma o impossível em possível. É um mistério. Mas como o padre Marcelo Rossi diz, também digo: veremos o impossível acontecer!! E o começo de tudo é amar, pois não há milagre, benção, dádiva ou felicidade, sem amor. O amor é o segredo de tudo. Como diz André Comte-Sponville: “Aqui e agora, só há o amor. A única sabedoria que vale é o amor.” Que o improvável aconteça guiado pelo amor: FELIZ ANO NOVO A TODOS!!!