O PLANETA TERRA

Cheio de mistérios insondáveis, riquezas infindas e belezas exuberantes: eis o Planeta Terra, onde vivem seres de todos os espécimes contidos em países, cujas raças, etnias e culturas são completamente diferentes.

Planeta cheio de vida e beleza, mas castigado e espoliado pelos seus próprios habitantes que, aos poucos, vão destruindo suas riquezas naturais, devastando as belezas encerradas na fauna e na flora de uma forma degradante, com sérias consequências para todo o ecossistema. Rios poluídos, nascentes destruídas, matas queimadas, poluição ambiental sem o mínimo de consciência da importância que ele acarreta para todos os que nele vivem.

A terra é fértil e tudo produz, mas a inobservância de cuidados com a fertilização e adubação adequada prejudica, muitas vezes, sua essência natural. A forma imprópria de fazer queimadas que muitos utilizam, reduz em demasia os seus nutrientes que são essenciais à preservação de sua fertilidade. Da terra é que se coleta toda a nossa alimentação. Nela é que o agricultor joga a semente que vai germinar e produzir a colheita que é a fonte de alimentação de todos os seres vivos. A terra com seu manto fértil, cobre a sementinha como se ela fosse o útero desta. Durante o período de germinação a semente vai nascer, e por intermédio da “mãe terra”, receber todos os elementos necessários para o crescimento e produção de novas sementes.

E assim, o ciclo da vida vai dando continuidade, desde que o elemento terra tenha as necessárias parcerias que a própria Natureza lhe concede, ou seja, chuva, sol e os nutrientes que tenha em seu seio, ou que o agricultor coloque quando insuficiente, mas de maneira responsável e equilibrada.

Além dos alimentos que nos mantêm, há, no mundo em que vivemos inúmeras riquezas minerais e vegetais; do seu solo e subsolo se extrai ouro e pedras preciosas, petróleo e tantas outras matérias tão necessárias à indústria tecnológica, farmacêutica, automobilística e outras utilizadas pela tecnologia de ponta, as quais nós devemos proteger.

Amar e preservar nossa terra são deveres inerentes a todos nós, pois a recebemos como dádiva Divina e para ela retornaremos assim que nossa vida terrena se extinguir.

There Valio – 31-12-2013