O AVANÇO TECNOLÓGICO E A INVOLUÇÃO HUMANA: UM PARADOXO

Quinta-Feira, 2 de Janeiro de 2014

O AVANÇO TECNOLÓGICO E A INVOLUÇÃO HUMANA: UM PARADOXO

O início de um novo ano renova as esperanças das pessoas de forma quase que automática. Todas esperam que as coisas melhorem em suas vidas e lhes tragam alegria e satisfação. Isso parece ser intrínseco ao comportamento humano no mundo.

No entanto, se observadas as ocorrências diárias no planeta, constataremos que a violência, por exemplo, aumenta a cada dia que passa no ceio da sociedade universal.

As comemorações da virada do ano em Copacabana esse ano não foi das melhores coisas que aconteceram nessa época. Verificou-se muita violência na orla e até morte de gente se deu. Agravando-se a situação com várias pessoas baleadas e, segundo a imprensa noticiou, até arrastão foi praticado naquela oportunidade.

E apesar da sociedade ver o progresso ferramental, instrumental e tecnológico avançar de forma avassaladora em nossas vidas, o que se pode observar na evolução humana nesse sentido é o inverso. Parece que o ser humano está perdendo sua maior particularidade que é a humanidade, tal são os modos das pessoas em suas relações diárias. E talvez isso explique toda a violência que está vigorando entre elas.

No mundo em geral anda morrendo muita gente de forma violenta. Na Síria, por exemplo, houve milhares de mortes nesse ano que terminou. Na Rússia, os atentados vitimaram muitas outras de forma muito violenta. E em outras partes do mundo o que se vê com muita frequência são notícias sobre violência contra pessoas.

Diante disso tudo, o estarrecimento se faz. Pois é inconcebível que a raça humana promova sua própria extinção através de ações criminosas, violentas e sanguinárias. Já passou do tempo da era de tais ocorrências. Há milhares de anos atrás até se entendia o porquê disso. Mas hoje, em plena era científica e tecnológica desenvolvida, já não se pode admitir tais tipos de coisas.

Mas infelizmente o paradoxo se faz presente. E por mais que se explique as diferenças dos tempos na evolução humana, parece que existem pessoas que não conseguem absorver tais progressos. E assim vamos assistindo tantas barbáries entre nós.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 02/01/2014
Código do texto: T4633422
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.