AS VÁRIAS MATÉRIAS DA OPRESSÃO (SEMPRE A MESMA FORMA)

É necessário muito cuidado ao caminhar pelas estradas ideológicas. Nossa história é repleta de dor e opressão. Mas, lutar contra esses opressores não significa que num futuro - próximo ou não - tenhamos que nos tornar os próximos componentes materiais dessa mesma forma de opressão. Isso porque a busca pelos extremos sempre é uma busca pela mesma forma. E se a justiça se faz com frieza, a vingança é feita com crueldade. E, embora a vingança possa ser mais atraente que a justiça, quando ela se faz em larga escala, nunca alcança o objetivo, mas sim os herdeiros deste objetivo. É perfeitamente possível uma opressão das mulheres sobre os homens, dos negros sobre os brancos,dos homossexuais sobre os heterossexuais, dos pobres sobre os ricos - embora se houvesse, os ricos não seriam mais ricos, mesmo que os pobres continuassem sendo pobres - e até mesmo dos "bons" sobre os "maus".

Mas alguém poderia dizer, por exemplo: Se houvesse uma apressão das mulheres sobre os homens, isso seria perfeitamente justo, dado o que os homens fizeram e ainda fazem com as mulheres. Eu digo que aí está o perigo, aí está a diferença entre a justiça e a vingança. Pois uma mudança assim não se daria bruscamente, mas com um longo processo de transformação, de tal modo que os homens oprimidos não teriam nada dos homens de hoje. Mudaria o gênero entre opressores x oprimidos, mas a forma seria mesma. Mas isso não quer dizer, de forma alguma, que este é um argumento conservador, bem pelo contrário. É preciso buscar a justiça, mesmo que ela seja muito mais complicada do que a vingança. Pois, pelo meu argumento, a própria vingança seria uma forma de conservadorismo.

Precisamos aprender a pensar mais por nós mesmos, para além das nossas crenças religiosas e políticas. Toda crença que se forma um dia foi pensada, foi transformada. Então, não há motivo para parar a transformação destas crenças ou não abandoná-las quando elas se mostrarem cegas. A cegueira é a fonte de qualquer ditadura.

Lucas Esteves
Enviado por Lucas Esteves em 04/01/2014
Reeditado em 04/01/2014
Código do texto: T4636209
Classificação de conteúdo: seguro