Hippie - Ser ou não Ser.

Nos fins dos anos 60 e durante a década de 70, floresceu um movimento de âmbito mundial baseado nos princípios da liberdade, da paz e do amor: Era o movimento hippie.

Essa filosofia, chamada na época de contracultura, se dividia na aceitação popular: Ser contra ou a favor.

Com o passar do tempo, houve uma modificação de idéias com o surgimento de novos valores. Atualmente apenas algumas poucas pessoas desinformadas vêm os hippies como sinônimos de sujos, drogados e vagabundos.

Nesse ano de 2007, poderiamos lembrar a frase de Caetano Veloso

"É proibido proibir".

Nos que moramos na pacata cidade litorânea de Maragogi, queremos dar um basta nos preconceitos e pedir "Paz e Amor".

Todos os anos, no verão,Maragogi recebe a visita do colorido dessas comunidades.

Hippies contemporâneos,(se é que podemos chamá-los assim) invadem nossas praias comercializando objetos de artesanato e a maioria deles já não professam a filosofia dos seus ancestrais.

As mulheres, sempre belas, ainda conservam o costume dos longos cabelos, roupas coloridas, pulseiras, colares de miçangas e são tatuadas com flores, borboletas e símbolos esotéricos.

Os homens, já não conservam os longos e encaracolados cabelos, não vestem batas indianas e nem usam as calças bufantes e coloridas de antigamente. O que restou foi somente a criatividade juntamente com o espírito nômade, com base na organização e solidariedade.

Para a maioria dos que vivem em Maragogi, elas sempre serão bem vindas, com sua beleza em forma de arte e as ricas histórias de suas caminhadas.

Para os insatisfeitos, que julgam e recriminam, devemos perdoá-los pela falta de conhecimento.

Ser Hippie é algo muito profundo.

É ver o mato, o mar, a montanha com os olhos da liberdade.

É vadiar sendo responsável. É ter relógio, lenço e documento e o direito de ir e vir se assim o desejar.

Ser hippie é trabalhar, sem ser escravo.

Se cada ser humano, fizer uma análise profunda de si mesmo, descobrindo o seu poder de dançar, cantar, amar, ser feliz, se sentir livre e com direito de sonhar... tenha certeza.

Há uma filosofia hippie, escondida no fundo do seu coração.

* (Essa crônica foi escrita e publicada em protesto a um vereador que queria proibir a entrada dos hippies em Maragogi.

Thereza Fialho
Enviado por Thereza Fialho em 25/04/2007
Código do texto: T463970