Pessimismo??

Eu ficava revoltada, achava que minha mãe era materialista e radical demais, não compartilhava de sua opinião,mas o tempo me mostrou que ela não estava de todo errada...
Ela dizia:
- Presta atenção você pode achar que sou maldosa,mas acredite,veja bem como é o comportamento da sociedade, enfim, do homem.Aquele que deve dinheiro a alguém ou que precisou  pedir algum favor especial é sempre menos prezado pelo “benfeitor”, e por todos que tomaram conhecimento do fato, é visto como alguém fraco,não importando o motivo que o levou a isso.Infelizmente.
Não confunda as coisas, entenda que todos nós nascemos com uma finalidade, até os animais, temos determinado papel a desempenhar na sociedade.Mas não acredite em pessoas que te usam como degrau.
Minha filha uma  coisa eu aprendi nesta vida, a não me iludir,a maioria das pessoas gostam de você, te agradam pela sua “utilidade”,te valorizam   quando sabem para “o que você serve”.
Sua utilidade pode vir através do que você representa,de sua posição social, dinheiro,profissão cargo que ocupa,etc. observe,parente pobre raramente é convidado para festas, poucos saem em alguma foto,a não ser para que o outro possa demonstrar sua “humildade”seu desprendimento em relação ao dinheiro, são pouco visitados por que geralmente moram longe, as vezes acontece de serem amados e respeitados de verdade,nem todo “poderoso” é sem coração.

No entanto, veja a quantidade de idosos praticamente abandonados, sem “utilidade” que ocupam as centenas de asilos e casas de repouso muitas vezes caríssimas.
Te pergunto,por que  você acha que eles estão lá??
Verdade que alguns permanecem junto a família, se tornam babás , cuidam das crianças enquanto os pais trabalham,ou então por pura conveniência principalmente se dispuserem de alguma renda,daí então eles “servem” para ajudar ou até mesmo assumir as despesas da casa.
Todos tem que produzir, viver e lutar pela vida trabalhando sem tempo ou condições financeiras para arrastarem atrás de si um velho quase “inútil”, muitas vezes doente, que dá um trabalho danado, a não  ser que ele seja útil de algum modo.
Portanto não se ache muito importante, seja realista,hoje você é moça, tudo bem ,mas preste atenção,você  tem que ter  sabedoria e a consciência,  do seu valor como  um individuo único, pelo que você é e mais nada, nunca pela sua “utilidade” por que essa um dia acaba.
Analise quem está a sua volta,quem realmente te quer bem.No entanto se prepare por que o dia que não puder “contribuir” será posta de lado, a não ser que tenha sido uma pessoa especial para seus amigos e sua família,só assim poderá se tornar uma lenda viva,um elo de ligação entre passado e futuro, cercada de amor e carinho, acredite ainda existe isso,mas são  raras exceções.
Enfim,é  esta a sociedade na qual vivemos carente de valores verdadeiros, mas fazer o que né?Prepare seu futuro agora,ame de verdade a pessoa pelo que ela é, seja carinhosa, esteja sempre disponível para ser útil, tenha amigos sinceros,seja sensível também com a natureza,
este ainda  é o melhor modo de preparar uma vida feliz,sabe, isso é  possível!


É mãe, você sabia mesmo da vida, apesar de eu te considerar uma "pessimista de carteirinha" mas hoje sei que você tinha razão em muito do que dizia,vejo  acontecer coisas exatamente como você percebia.
As pessoas estão sendo usadas como objeto, valorizadas de acordo com sua utilidade,pelo que podem produzir inclusive de retorno financeiro, se tornam apenas um meio para atingir algum objetivo, e eles são tantos...
Amar por amar virou balela!

 
M.H.P.M.
 
 
Helena Terrivel
Enviado por Helena Terrivel em 07/01/2014
Reeditado em 07/01/2014
Código do texto: T4640232
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.