A humanidade desumana

 
Desde de moleque aprendi que não existe maior instrumento de intelectualização e desenvolvimento do ser humano do que a leitura, por isso, leio muito.
Sempre gostei de navegar pelos grandes clássicos da literatura, por um bom livro de historia ou por noticias corriqueiras daquilo que acontece no dia-dia.
O grande problema é que se unir o fato de estar sempre lendo com a dose angustiante que tenho de falar o tempo todo (sou radialista) fico numa situação que geralmente não gosto de estar: tenho opinião formada em praticamente todos os assuntos.
Geralmente as pessoas tem dificuldade em aceitar as opiniões que não lhe são favoráveis ou que não são uniforme com as suas, fazendo com que aquele que da a opinião se torne obsoleto neste mundo onde o que mais tem são pessoas que sabem tudo.
Muitas vezes me pego discutindo sobre qualquer assunto banal com donos da verdade, pessoas que não estão preparadas para debater, discutir e encontrar soluções, mas presos a conceitos e pensamentos que se auto presentearam para brincar de ser aqueles que estão acima dos outros.
Não existe pior tipo de ser humano do que aquele que não vive na terra. Vive um degrau acima, em um pedestal de onde podem julgar as pessoas, condenar e ainda executar suas sentenças sem se preocupar com o conceito de que o mundo é um espelho que reflete exatamente aquilo que esta em sua frente.
Cada vez torna-se mais preocupante o individualismo do ser humano. Se eu trabalho, porque ele não pode trabalhar. Eu sou isso porque lutei para ser, porque ele não luta pra ser também, esquecendo-se que as pessoas não são uniformes e cada um compartilha e sabe das suas próprias dificuldades, defeitos e razões, não cabendo a ninguém que tenha uma proposta solucionaria julga-la, condena-la e executa-la.
Se continuarmos assim, cada vez mais, viveremos no mundo do cada um por si. Se eu não estou passando frio o resto que se dane. Se meus filhos não estão passando fome, dane-se o filho dos outros. Eu fiz, eu faço, eu conquistei, azar daqueles preguiçosos que não fazem nada.
O mundo caminha a passos largos para que a humanidade deixe de ser humana.
Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 07/01/2014
Reeditado em 07/01/2014
Código do texto: T4640307
Classificação de conteúdo: seguro