Ensaios

Ensaios



Ensaios porque, penso eu, as idéias estão apenas ensaiadas. Não há uma intenção de concluir. Intenção e, refletindo melhor, necessidade de.

Começando pela letra A, ah o amor, tão almejado....

Uma das suas interpretações básicas remete apenas a suprir uma carência. Outra, igualmente básica, remete a ter obrigação e controle.
Me parece que quanto mais tenta- se interpretá-lo, menor a possibilidade de vivê-lo na íntegra.

Sei lá, são só especulações de janeiro. Entre outras, o calor leva aos nascidos cá a ruminar sobre o Ano da Copa. Desde já você adivinha alguma coisa? Oh, não faça isso, adivinhação soa simplório. Profecia é algo sofisticado. Você tem alguma? O que eu já ouvi de boatos tenebrosos... Não, não vai faltar alimentos. Aliás, de uma forma geral, ou se preferir, em termos globais, é só pensar um pouco para constatar que não há um problema de escassez de alimentos, há um problema de distribuição de alimentos. E esse decreto do fim da fome na Terra tem um marco na ação de Norman Borlaug - ele "inventou" o trigo anão e, resumindo e concluindo, a Índia de 1968, superpopulosa e devastada pela seca foi salva por esse milagre. Sua produção de trigo, a partir daí, foi estratosférica.


Copa, eleições, brrrrrrrrrrrr, atores políticos, atores econômicos, quantos atores, quantas possibilidades, o que será, será, já dizia a cantiga.

Qualquer ser angélico, por natureza, não pode ser restringido, limitado nem controlado para sempre. Edison (Thomas), quando inventou o fonógrafo (antes da lâmpada incandescente), teria dito mais ou menos assim: não tenho mérito nenhum nisso. Estava bem na minha frente, eu é que não conseguia ver...

O universo é oracular - a cada instante nos fornecendo pistas. O escocês Graham Bell estava lá, na Expo 1876 na Filadélfia, no papel tipo o ultimo da fila (pra encurtar uma brilhante história), escondido praticamente, quando Pedro II surge do nada e transforma-se na ponte para que ele fosse notado e em decorrência, a sua invenção.

Eles tinham se conhecido 15 dias antes em assuntos diversos que o do telefone.

Assim vamos vivendo, o universo fornecendo pistas, o tempo agindo de modo circular - voltando no mesmo ponto e fornecendo a segunda chance, e o Divino, regente de ambos, se movimentando sempre para proteger nosso espírito, não nosso ego.

Soubemos hoje que a prefeitura de São Paulo incentiva o Pancadão. Uau! Você já viu o semblante dos que moram nas proximidades quando esta terrificante prática tem ensejo? São até ameaçados de morte. Não dá para entender a postura da administração de uma das maiores cidades do planeta com relação a selvageria.

Enfim, culturas, civilizações, como os gregos, por exemplo, trataram de estabelecer o equilíbrio cultural, social e comunitário, a filosofia, o julgamento equilibrado. Os romanos trataram da questão civil, de estabelecer estruturas civis – estradas, cidades e sistemas. Os egípcios trataram do Espírito. Por aí a fora – culturas, civilizações e por fim – legados.

Qual será a nossa segunda chance, após a Copa?

Decerto não somos romanos, gregos, egípcios, o raio que o parta, mas tampouco podemos ser caracterizados como “qualquer nota”. A meu ver estamos – ou poderíamos estar – a caminho de algo grandioso. Porém, eu te pergunto – do jeito que as coisas vão, qual será o nosso legado – o crime organizado?



(Imagem: Norman Rockwell  ensinando um jovem estudante)
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 09/01/2014
Reeditado em 08/05/2021
Código do texto: T4643221
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.