Certa Coincidência

O livro “Os Tambores de São Luís”, de Josué Montello, é um pungente e maravilhoso romance com destaque dentre os mais representativos da literatura nacional. Dentre tudo o que se pode apontar no livro, nele o autor descreve com elegância e peculiaridade locais da bela capital maranhense, e nos prende com os emocionantes relatos das incontáveis adversidades sempre presentes na vida dos escravos formadores do povo brasileiro.

Ao final da obra, ao nos depararmos com o texto “História deste livro”, somos tentados a reconhecer a presença de certa ironia. O que, obviamente, em nada macula a importância e significação do romance.

Com base nas próprias declarações do autor, referimo-nos ao fato de que uma obra dessa envergadura, em que o peso de uma grande questão social parece superar qualquer outro, possa ter tido certa colaboração ou interferência, no seu preparo, de uma figura como José Sarney. Um político tradicionalmente conhecido pelo fato de muito pouco ou nada ter feito (exatamente) pelo estado do Maranhão, a não ser amealhar as apreciáveis riquezas e propriedades de que dispõe a família. E o poder que conquistou, ao longo de sua trajetória política, capaz de interferir decisivamente no apoio aos governos “democráticos” que se sucederam ao período ditatorial.

Isso em nada, repetimos, tem consistência para retirar o mérito do trabalho, reconhecido internacionalmente pelo seu incontestável valor artístico. Talvez nem se trate, a rigor, de ironia, podendo referir-se mais propriamente a coincidência.

Rio, 10/01/2014

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 11/01/2014
Código do texto: T4645665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.