Ser Mulher.................. Deus me livre !

O judeu antigo quando orava, agradecia a Iahweh por três coisas: Por não ter nascido escravo, por não ter nascido pagão e por não ter nascido mulher.

Os dois primeiro motivos, hoje ainda plenamente justificáveis e compreensíveis... Nos tempos bíblicos a mulher era um ser tão insignificante, tão desvalorizado que nem era contada entre os viventes.

Ora, em nossos dias, ainda vivemos num mundo altamente preconceituoso, mesmo nos países que se dizem civilizado. A mulher, não obstante sua capacidade, delicadeza e inúmeras outras virtudes, ainda é destratada, humilhada a ponto de para ter seus direitos básicos reconhecidos, precisar de uma legislação específica, o que de per si, já é um abuso, como no caso da “Lei Maria da Penha”.

Hoje quando rezo, agradeço a Deus por três fatos: Por ter nascido Católico, por não ser escravo e por não ter nascido mulher... Aff! Ficar amuada ao canto, maldizendo todas as gerações do mundo, triste por não ter uma blusa, saia ou vestido novo para ir a uma das oitenta festas do ano; por não ter um lenço de seda, sapatos, cinto, bolsa e maquiagem; ficar acabrunhada por lhe faltar um par de brincos, colares, cílios postiços, bunda postiça ou tiara... e o guarda-roupas abarrotado de tudo isso... Arre! Meu coração não suportaria.

É muito sofrimento por nada. Certa vez, minha mulher voltava do cabelereiro e por pura gozação eu perguntei:

- Qual o mecânico que fez isso na sua cabeça? Nossa! Pra quê perguntei? Ela nem respondeu. Deu meia volta e foi a outro salão mandar ajeitar. Eu pensei comigo: se eu falar novamente ela vai ficar careca. Mulher para se arrumar apenas para ir ao mercadinho da esquina, afunda o chão de tanto entra-e-sai! Se for festa de casamento, então o dia estará perdido.

Ter nascido homem foi uma graça sem tamanho. Eu só preciso tomar banho, vestir uma calça jeans, colocar uma camiseta de qualquer cor, colocar um tênis sujo, pegar minha carteira e voar. O mundo não tem porteira nem travanca.

Graças a Deus.

Um Piauiense Armengador de Versos
Enviado por Um Piauiense Armengador de Versos em 12/01/2014
Reeditado em 24/04/2021
Código do texto: T4646518
Classificação de conteúdo: seguro