Crônicas de busão - O motorista

Subindo no coletivo, dou de cara com o motorista elegante com sua calça do uniforme cor azul de céu-de-chuva arregaçada até os joelhos, mostrando canelas e pernas ursinho, e toalhinha branca de rosto em volta do pescoço.Pra minha surpresa, ele me pára ao subir as escadas e me diz incisivo:

- Que cara de brava!

Eu, pega de surpresa com tal afirmação que não condizia (ao menos com meu estado de espírito no momento) respondi estupefata:

- Claro que não!

Não, não, não. Acreditem - nunca vi esse motorista mais magro em toda minha vida. Juro! Esse nosso interessante diálogo pode sugerir que somos velhos amigos mas juro que nunca o vi mais verde...

Seguindo viagem, dei uma olhadinha no meu espelho de bolsa e conferi a cara pra ver se acaso ele não tinha razão e só eu não sabia que estava com cara de brava...vai lá saber, né...

Porém, no decorrer do trajeto, percebi que esse motorista devia ser muito doido ou ter curtido algo quando pegou o horário dele, só podia, e explico.

Ao entrar uma grávida, ele levanta, olha pra trás e diz discursivo:

- Pessoal, não espera não vai..Vamos oferecer nosso lugar pra mocinha gestante aí, vai...se fosse a nossa mãe, a gente não ia gostar que alguém desse lugar pra ela?"

Com esse apelo tão emotivo e assertivo, os lugares forem oferecidos em instantes.Cheguei a imaginar que passou na cabeça de muitos como um flash a visão de se ver barriguinha materna e a mamae ganhando um lugarzinho precioso e confortável no busão.

Viagem prossegue pós gestante acomodada, e eis que então, um outro coletivo para emparelhado. Motorista põe a cabeça com aquela toalhinha branca charmosa no pescoço e grita pra cobradora do outro lado:

- Oum minha linda, pq me abandonaste, sua perversa?

(Risos e caras feias de alguns dentro do coletivo)

-"Pq voce não passa de um mentiroso, cara de pau".- responde a cobradora com a cabeça de fora também.

-"Mas eu disse certo pra voce, minha linda....Tá no 2.63? sai dessa vida, vem viajar comigo que a viagem é doce."- disse ele agora fazendo quase uma cena de filme com biquinhos mandando beijos no ar, no sinal vermelho e com aquela toalhinha branca molhada elegantérrima no pescoço.

Viagem prossegue pós beijinhos enviados .E aí ele diz bem alto sem olhar pra trás:

-Ow Lucio.....

(o cobrador responde)

-Compra marmita pra mim?

-Eu não, folgado!

-Vai Lucio....

-Não...

-Vai fazer desfeita?

-Vou sim...e desfeita é quando alguém oferece algo, e voce tá pedindo e não oferecendo.

-Ofereço a minha irmã.Te levo lá em casa pra apresentar ela pra voce.

(juro que eu ri.Não aguentei nessa hora)

-Num quero...

-Como assim? Não quer minha irmã?vai fazer desfeita ?Disso não pode fazer desfeita.

-Claro que pode...sua irmão tem bigode, e muié com bigode nem o diabo num pode inda mais eu...

Desci.

Ludeletras
Enviado por Ludeletras em 22/01/2014
Reeditado em 09/05/2023
Código do texto: T4660702
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.