Preocupações Ingênuas

A importância e a penetração da internet em nossas vidas é algo realmente fantástico. Pelo imediatismo em comunicação que nunca existiu antes desse veículo. A partir de gente que não necessariamente conhecemos.

Recebemos e-mails de pessoas com orientação direitista dizendo temerem que líderes do governo tenham a intenção de instaurar no Brasil uma república sindicalista ou socialista nos moldes de Cuba, Venezuela ou uma daquelas extintas repúblicas socialistas soviéticas.

Do mesmo modo, recebemos e-mails de pessoas que se dizem socialistas – talvez nem existam tantas – dizendo temerem que a elite ou burguesia enrustida (empresários, industriais, juízes, militares de alta patente, etc.) possa ter a intenção de reeditar em nosso país um regime de força destinado à uma “readequação” das pretensões do proletariado.

Tais preocupações, de ambas as partes, nos parecem ingênuas. Sobretudo depois que determinadas atitudes da esquerda lembram em tudo o que em partidários da direita era comum encontrarmos – irregularidades, corrupção, desvio de verbas públicas, etc. Hoje direita e esquerda são uma coisa só, pelo menos no âmbito dos políticos que ocupam cargos no governo ou dos que estão a eles próximos.

A direita, portanto, não precisa Temer a esquerda, porque o interesse é comum às duas partes. É só ver o apoio que o Sarney teve do Lula e continua tendo da Dilma.

A esquerda, por sua vez, não precisa usar da hipocrisia de achar que a direita tem chances de emplacar de novo uma noite tenebrosa como a que teve início em 64, desde que os interesses da segunda estejam mantidos. O que é agora o interesse da primeira.

Isso nossos pais costumavam chamar, quando éramos crianças, de “farinha do mesmo saco”.

Rio, 21/01/2014

Aluizio Rezende

Aluizio Rezende
Enviado por Aluizio Rezende em 23/01/2014
Código do texto: T4661592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.