Como funciona

Como Funciona






Funciona de qualquer jeito. Vai funcionar sempre. Se faltar uma peça, talvez não dê pra repor. Funciona sem. De qualquer forma, melhora com o uso, se bem orientado. Nem sempre dá certo, mas continua funcionando. Se comunicar direito, funciona deslizando e trocando os pronomes. Quer queira ou não queira, existe para funcionar. Funciona equilibrado ou desbalanceado, aturdido e atordoado, dá até a impressão de que parou de funcionar. Com jeito, funciona bem. Tem momentos que tira coelhos da cartola, que ajoelha para rezar, momentos em que enfia o pé na jaca ou que abre a porta à pontapés. Funciona abraçado e apartado. Não raro, supõe nunca mais voltar a funcionar. Adora o funcionamento sob um céu de brigadeiro, sobre águas espelhadas, em velocidade cruzeiro. Já funcionou no olho do furacão e no mar revolto.

Pensa que funciona. Funciona sem se importar se funciona ou não.
Se acostumou com o chão batido de terra firme, que encerra uma época em que as coisas funcionavam por si. Semelhante ao encantamento do orvalho, que aparece e desaparece. Semelhante aos pássaros que revoam, vindos do nada.

Funciona fazendo contas, triste ou alegre, no diz que diz de conversas à toa, nas tardes de calor tépido, na sala vazia iluminada pelo luar. Quando não funciona atuando, funciona espreitando.
Já funcionou tanto, que se acostumou.

Ausente faz mais efeito. Em profundo silêncio, dir-se-ia emitir alaridos de cascas de ovo, quando tocam o chão da cozinha.

Funciona melhor com o mérito, com a superação de algum limite, com o perdão incondicional funciona que é uma beleza, passando a funcionar em planos onde tudo funciona que só vendo. Parece que foi feito para funcionar nesses lugares, sendo aqui uma espécie de passatempo, com direito a revisão de antigos funcionamentos. Capaz de tudo mas não afeito à tudo, vai funcionando nas idas e nas vindas, e, quando alivia completamente as emoções, funciona com visão ampla. É quando dispensa a necessidade de regras gramaticais, para compreender e se fazer entender. Funciona, então, sem palavras, utilizando um meio misto de imagem e pensamento.

Parece que intui, que compreende as situações como edições ilustradas, onde o fim já é mostrado no começo, para que não haja erro de espécie alguma.

Funciona supondo, e com o merecido respeito dos equívocos inconscientes. Funciona na palma da mão e de braços abertos.
Vai funcionar sempre. Foi feito para isso.

Funciona descobrindo hoje, as dúvidas de ontem.



(Imagem:  Hong-Oai, 1929-2004)

 
Bernard Gontier
Enviado por Bernard Gontier em 23/01/2014
Reeditado em 29/04/2021
Código do texto: T4662130
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.