RECIFE-PERNAMBUCO

RECIFE-PERNAMBUCO

FlávioMPinto

Acabei de passar uma semana em Recife-PE. A imagem que guardava, de 20 anos atrás, era de uma cidade suja,mal cuidada, desorganizada, violenta e fética pelo cheiro oriundo das águas dos canais que passam pela cidade.

Apenas o cheiro permanece devido ao não tratamento dos esgotos desaguados nos canais, dando uma péssima impressão da cidade e constante foco de doenças. Parece que o administrador nordestino não se preocupa com saneamento, tanto que um deputado pernambucano disse que o cheiro oriundo não é poluente!?!

No entorno também se manifestam aspectos de mau ordenamento viário e urbano deixando a área metropolitana muito feia. Mas só no entorno.

No restante da cidade se vê a mão do administrador com zelo e cuidado com uma imensa quantidade de edifícios e planejamento urbano de fazer inveja a qualquer capital. De fato, impressiona a quantidade de edifícios em gabarito. No duplo sentido: no primeiro, por não se sentir o limite de altura imposto pelo plano viário urbano( em Boa Viagem a média parece ser de 30/40 andares) e no outro, pela qualidade dos prédios. Todos com obras de arte na frente.

Na estrada que leva ao porto de Suape o que se vê são centenas de portentosas indústrias que transformaram Recife num entreposto logístico importantíssimo.

Ruas com obras paisagísticas sendo finalizadas, praias bem urbanizadas, shoppings fantásticos, fazem de Recife o 3º polo de informática, gastronomia e de lazer do país. Na Recife Antiga, combina-se o secular das igrejas e prédios com a modernidade dos shoppings e parques. Muito interessante, belo e prático. Um prato feito para o turismo, que já se assanha com a remodelação do porto, obras adiantadas na linha do Madero de Buenos Aires.

Não só a Prefeitura de Recife como o governo estadual souberam capitalizar todo o orçamento federal dirigido ao Estado em obras viárias e de infraestrutura.

Confesso que fiquei com pena de Porto Alegre e sua mentalidade tacanha.