Amor filial, amor paternal

O amor filial é certamente a maior de todas as bênçãos que um filho pode expressar em agradecimento pela vida que recebeu. Honro a vós meus pais, por tudo o que fostes em minha vida.

Muitas vezes, o pai não tem condições de dar aos filhos mais do que dá, apenas por que não somos capazes de dar o que não temos. O que não lhe tira a primazia de ser pai.

Sempre olho o amor expresso pelos filhos ao seu pai e fico emocionado em ver o quanto o amor é acolhido naquela família. Acompanhei e sei o esforço que este pai, juntamente com a esposa e mãe fizeram para dar aos seus filhos o melhor.

Não é fácil criar vários filhos e guardar a atenção e a paciência necessária e precisa para sermos justos, amorosos e benevolentes, sempre. Tiro o meu chapéu para aqueles que foram pais de muitos na mesma vida.

Sei o quanto pode ser difícil uma afinidade matrimonial, onde temos muitas e muitas vezes que ceder para dar continuidade à relação para dar sustentação ao casamento assumido em nome da família constituída e necessitada, de amor e força.

Eu mesmo não fui exemplo nem de vida filial nem de existência paternal, mas acabei aprendendo com os meus erros e hoje tenho a chance de olhar para os desvios que cometi e me esforçar para melhorar a estrada percorrida, vertida na essência do presente, com o olhar para o futuro.

Os caminhos do pai são a expressão daquilo que ele foi como filho, não tenhamos nós disso qualquer dúvida, pois somos luzes voltadas para a eternidade. Aquilo que fiz como filho é o que terei como pai, mas não cabe ao filho cobrar do pai qualquer sofrimento.

Uma vez um mestre me disse: aquele que tem os maiores defeitos é quem tem as maiores possibilidades, pois os defeitos são matéria prima para o crescimento existencial no mundo.

Portanto, creiamos. Façamos sempre o melhor e observemos em nós aquilo que somos para sermos melhores no nosso dia a dia. Obrigado pela lição de amor que me dão todos os dias.