Os "nossos" políticos

Muitas são as vezes em que me encontro pensando na vida, principalmente durante a noite ou até madrugada adentro. E durante esse meu pensar, a realidade da vida atual, leva-me a muitos questionamentos, entre eles, os parcos rendimentos ganhos pela imensa maioria dos trabalhadores brasileiros, que é o salário mínimo.

Se nisso eu penso, sinto vergonha de nossos políticos, aliás, não podemos nem considerá-los "nossos" políticos, uma vez que a maioria legisla em causa própria. Quer dizer, após terem iludido o povo com falsas promessas, o que mais desejam é ocupar o espaço para o qual foram eleitos. Vencida esta etapa, chega a vez de arregaçar as mangas. Não, as mangas não, enquanto a gravata e terno perfeitos, colarinho duro, visual impecável, começam a abrir bolsos e mais bolsos, sacolas, malas, contas e mais contas em bancos, até no estrangeiro....Pois é, estes políticos trabalham intensamente, e como trabalham! Até lembram das cuecas para depositar o fruto do seu "trabalho". Oh, como deve doer, tanto trabalho assim!

Óbvio que há exceções, raras, mas elas existem. Políticos honestos, acredito que existem, mas também imagino, que destre estes, muitos são os que se deixam corromper. Uma vez no meio, ficam tão fascinados pelo poder, que na maioria dos casos eles seguem a mesma trajetória dos que lá já estão há mais tempo. Roubam de todas as formas, conforme a ocasião permite. Fico imaginando que o político honesto é identificado de imediato e imediatamente, dentro da política posto de lado. A estratégia deve ser, chegar-se a ele e tentar corrompe-lo também, porque, uma vez "o rabo preso" tudo o mais torna-se mais fácil, fica tudo em "família".

Este é o grande problema das eleições, em quem votar, em quem não votar? Quem é honesto e capaz ao mesmo tempo. Encontrar essas duas qualidades numa pessoa só é o mais difícil. Acaba enfim, o eleitor votando em quem acredita merecer seu voto, muitas vezes até acerta. O candidato, enquanto ainda não na política, na maioria das vezes, dentro da sua comunidade é visto como uma pessoa honesta e de bons princípios,mas uma vez "lá dentro", convivendo no meio e percebendo como tudo funciona, conhecedor das artimanhas, dos conchavos e tudo o mais, fatalmente é então que a maioria se desvia do seu habitual caminho. Conforme a fascinação pelo poder do dinheiro aumenta, a corrupção e o desvio de verbas também. São milhões e mais milhões, até bilhões, que deveriam ser revertidos em benefício do povo, são literalmente roubados. Por causa disso não há leitos nos hospitais, os postos de saúde uma vergonha, não há oportunidades iguais, falta de emprego, impostos muito altos.

Aliás,quanto aos impostos, óbvio que precisam ser altos, porque se do contrário fosse, não poderiam ter o prazer de tirar do povo tanto assim. Afinal, eles precisam manter o status, a posição social, e principalmente, a todo custo manterem-se no poder, mesmo que por causa da pressão do povo são por anos destituídos, eles voltam, sempre voltam. Como exemplo temos o Collor. Até o Maluf voltou! como pode isso?

Por mais que eu pense, não consigo entender porque precisam de tanta grana, será que esquecem que são mortais? Que as doenças também podem ocorrer com eles? E que por mais condições financeiras que tenham para tratar-se, estas podem ser incuráveis? Deve ser muito triste isso, passar a época na política roubando e sempre roubando outra vez, para no final, perceber que tudo foi em vão, não vão levar os dólares para a outra vida. Imagino que no final de suas vidas, quando já aposentados, muitos destes se arrependam de seus feitos, mas será muito tarde, porque ninguém volta no tempo.

As escolas, a educação, enfim, igualmente não levam em

consideração. São muito espertos estes políticos, por que destinar uma porcentagem maior para a educação? Para que o povo se esclareça mais, e não possam mais manipulá-los com tanta facilidade?

Bem, no momento, em relação à educação, o Lula está tentando melhorar. Com certeza se o conseguir, vai ser a longo prazo, mas eu nisso não acredito, mas realmente espero estar enganada, porque quem conseguir melhorar o nosso país, deve iniciar estimulando e melhorando a educação. O povo, uma vez mais instruído, automaticamente baixa a violência e a criminalidade. (desde que não tenha livre acesso à compra de armas, do contrário, haja vista o caso lá dos Estados Unidos, do rapaz que matou trinta e duas ou trinta e três pessoas)

Bem, sobre a injustiça dos políticos, da própria "Justiça", do povo desconsiderado, muito mais poderia ser dito, mas páro por aqui. Ainda mais porque meus modestos conhecimentos não me permitem comentar mais afundo.

Numa outra oportunidade volto, para falar das belezas de nossa terra, porque elas, apesar da nossa condição atual, da distribuição de renda tão injusta e desigual, também existem. Elas existem e são maravilhosas.

Irani Bender