Fazer Aniversário

A data por mais que se ignore, ainda costuma ser muito aguardada. As crianças ficam ansiosas, planejam um dia diferente, junto com os pais, os irmãos e os coleguinhas. Os adolescentes começam a festejar dias antes, com a galera da escola, do cursinho de Inglês, do prédio, e no dia do aniversário com os pais, quem sabe também com a namorada ou namorado. Fazer aniversário é sempre um bom motivo para estarmos juntos de quem gostamos. Mas com o tempo, na fase adulta, ficamos meio sem jeito com a data. Parece que até soprar velinhas nos intimida. O mais interessante é que mantemos o discurso de que o importante é manter a jovialidade, a alegria interior, não perdemos de vista a criança que existe em nós.

Dia desses conversando com um amigo, chegamos a conclusão de que aniversários são reticências, pois nunca sabemos o que vem depois. Amadurecemos, aprendemos, envelhecemos e, muitas vezes, não aproveitamos o processo. Estamos por demais enraizados em questionamentos e dúvidas, que não vemos o tempo passar. Mas, são essas reticências que dão sentido a vida. As comemorações de aniversário servem para reunir o que de melhor conquistamos: família, amigos, pessoas, o bem a nossa volta, ainda que não saibamos o que vem depois.

Sempre que a nova data se aproxima, com ela o misto de nostalgia e euforia. Nostalgia por, muitas vezes, não ser da forma como gostaríamos. Euforia porque também poderá vir a ser muito melhor do que imaginávamos. Nos dias que antecedem o aniversário deveríamos refletir, fazermos um balanço do que está dando certo ou não, e também de descobrirmos novas fórmulas, não de contermos o envelhecimento, mas de aproveitarmos melhor esses “anos a mais”. E quem sabe reaprendermos a soprar as velinhas...

Cláudia Sabadini
Enviado por Cláudia Sabadini em 29/04/2007
Código do texto: T468208