A DESFORRA

Fernando Henrique Cardoso, 82 anos, formalizou um contrato de união estável com sua atual companheira de 36 anos. Francisco Cuoco, 79, recentemente apresentou a namorada de 26. Namoram desde que ela tinha 22. Alentador observar estas notícias. Sinto-me um guri com 55. Estabilizado há 17 anos na mesma. Dezoito em março, disse ela, vendo o texto que eu havia rascunhado.

Na empresa do Moisés, trabalha de recepcionista a Ísis, que já passou dos trinta e insiste em perguntar ao chefe, o citado: - Como é que vai o neto? O "pobre" homem, que tem 60 anos, continua desde os 22 com a mulher com quem casou e teve uma filha dez meses após o casamento, justo para não dar o que falar. A prendada filha casou cedo como a mãe e não é que, aos 60, o Moisés tem um neto com 15 anos.

- Já está do teu tamanho? Perguntou Ísis, dia desses.

Numa dessas festas de fim de ano, as gurias faziam uma relação dos mais apreciáveis da empresa. A Ísis citou cinco e não falou o Moisés. Talvez por consideração ao status do chefe, casado e, a princípio, não disponível. O Moisés nem estava junto, mas havia espichado o ouvido para saber a relação da Ísis. Decepcionante.

A Ísis é o que muitos diriam: - Tudo de bom. Alta, magra, mas não muito, pele que muda com as estações, branquinha no inverno, dourada no verão. Não é exatamente uma loira original, mas tem olhos claros. Azuis. Lentes de contato. Não veste nem usa adornos fora do padrão, mas o chefe observa todo dia que a Ísis sempre parece estar no padrão ideal.

Ela sabe. Valoriza o passe.

Numa conversa do grupo em momento de pouco trabalho alguém observou que Cuoco disse que não usa Viagra.

- A mulher dele não gosta de sexo? Perguntou a Ísis.

Ao verificar a manchete, no jornal que estava sobre a mesa da assessora e noticiava a união estável do Fernando Henrique, Moisés calculou rapidamente que quando ele estiver com oitenta e dois, e por sorte Deus ainda não o tenha chamado, a Ísis estará perto dos sessenta.

Pegou o jornal, a Ísis viu que ele leu a matéria sobre o ex-presidente, e observou, como quem comete uma pequena vingança:

- Ísis, quando eu tiver a idade do Fernando Henrique, eu é que não vou te querer.