Depois do chá

Saio às pressas da Editora Abril, disparo-me pois um casamento será o meu destino. Na praça da Catedral, ao lado da sede do governo gaúcho badalam dezoito horas. Casamento às 19h, banho a tomar, roupa para vestir e a infinidade de cosméticos que minha esposa usará ao preparar-se para este matrimônio.

Depois de banho tomado, mulher embelezada pegamos o táxi e por quase trinta minutos circulamos pelas avenidas congestionadas de Porto Alegre. Movimento intenso, pois é sexta-feira, início de um feriado prolongadíssimo. Cidadãos descendo para praia, outros destinando-se rumo às serras gaúchas e por cá poucas almas compartilham do frio chegado sem avisos. Que frio! Paulista em meio ao início de temperaturas mais baixas pela primeira vez, um dilema. Espirros constantes, dor de garganta, febre e lá fora gaúchos sem blusas. Eles não sentem frio, anseiam pelo inverno.

Chegamos ao casamento. Biga e Nida unir-se-ão em um restaurante, sem a tradicional cerimônia religiosa, apenas uma juíza será a responsável pela concretização afetiva entre dois seres que sempre se amaram. Biga (Abigail) adentra ao restaurante rústico vestindo vermelho – quebra de protocolo; Nida (Nicolas Daniel) veste o tradicional terno. Nas mesas velas embebidas n’água deixarão o clima mais exótico. Pétalas de rosa ornamentam o cenário e intensificam o clima romântico. Além dos familiares, apenas alguns amigos. Cerimônia realizada, discurso dos noivos, chega a hora desejada: a comida caseira e as bebidas típicas. Que bom! Felicidade ao casal.

Seriam mais felizes... Em meio à festa a avó do noivo desmaia, pânico total. Convidados e familiares perdendo o apetite e a tristeza comparecendo na face dos habitantes do matrimônio. Confesso já ter participado de inúmeros casamentos, mas esse me surpreendeu.

Os chás chegaram a serem servidos, tomávamos em meio ao clima gelado alimentado pela tristeza. Nas escadas subia o pai do noivo e com ele a trágica notícia: sua mãe, avó do noivo acabara de falecer. Passamos a madrugada velando o corpo, num clima de felicidade alterado pela tristeza.

Sergio Santanna
Enviado por Sergio Santanna em 30/04/2007
Código do texto: T470085
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.