Familia é a base de tudo! (EC)

Fui criado em ambiente extremamente familiar, quando qualquer coisa de não muito salutar ocorresse com qualquer membro das linhas ascendentes e/ou descendentes, fosse ele sanguíneo, colateral ou até mesmo por afinidade, gerava verdadeira comoção no seio familiar!

Lembro-me de quando meu irmão mais velho, já ultrapassando a adolescência, apareceu em casa com uma tatuagem ‘gravada’ no braço. Principalmente minha falecida mãe foi verdadeiramente à loucura pela insensatez cometida pelo filho. Nós, os menores, levados pela comoção demonstrada pela genitora, caímos no choro, mesmo sem saber o porquê do chororô...

Lembro-me que minha mãe dizia que aquilo era coisa de bandido e que ele estava marcado para o resto da vida!

Aliás, nossa veneranda matriarca não se distanciava muito da verdade que ocorria naqueles distantes anos. Quando havia abordagem policial, algo comum de ocorrer, e havia um grupo de jovens, eles solicitavam que tirassem a camisa e se algum deles apresentasse tatuagem era levado ao DP para explicar-se com o delegado! E o delegado, detectando que o jovem era Gente do bem, passava-lhe uma descompostura dizendo-lhe que havia feito muito mal em submeter-se a tal situação, haja vista marcar o corpo não era coisa de família!

À boca pequena comentava-se que, prisioneiros no interior de suas celas, ‘marcavam’ comparsas, assim como se marca um rebanho de sua propriedade, para que evidenciassem que faziam parte ‘daquela turma’!

Cresci, seguindo a tônica que me foi implementada no meu modo de vida, principalmente por nossa genitora e, tempos passados, ainda degustava slogam proferido por importante emissora de SAMPA que apregoava: “FAMILIA, É A BASE DE TUDO!”...

E, para corroborar aquilo que eu sempre segui como padrão, vieram as aulas acerca da matéria de Direto Família e sucessão, quando são buscadas citações, exemplos, forma de viver, de tempos antigos, onde na medida do possível prevaleciam comportamentos de união, apego, respeito e apego moral ao conceito definido como FAMILIA!

Quadradismos e modernismos à parte, obviamente sabemos que há muito mais coisas que denotam com muito mais evidência, que houve certa decadência no conceito FAMILIA, sendo claro e evidente que há menos amor, menor apego, menor entrega, menor sentido de dar uma mão ao irmão que necessita, menos amor no coração!

Como dizem os Titãs em trecho da letra de uma de suas canções:

Família! Família!

Cachorro, gato, galinha

Família! Família!

Vive junto todo dia

Nunca perde essa mania

Este texto faz parte do Exercício Criativo - Família

Saiba mais, conheça os outros textos:

http://encantodasletras.50webs.com/familia.htm