Escravidão

Geralmente eu não uso esse espaço para discutir sobre filmes, prefiro deixar isso pros críticos de cinema e os autores das sinopses em videolocadoras. Contudo, para o meu fortuito, sempre existem as exceções, aqueles filmes que te tocam lá no cerne da tua alma, te incomodando, exclamando no seu ouvido e nos olhos para que você fale ou diga pra todos os cantos o que achou dele. Um desses filmes é 12 anos de escravidão.

Primeiro, porque o filme não tem aquela "pretensão" de seduzir o espectador para o que está acontecendo. Não, ele é maior do que isso, pois carrega consigo o peso de uma realidade crua, rude e pesada que é a escravidão. E o faz sem apelar tanto para efeitos especiais ou atuações forçadas. O filme é extremamente amplo por explorar os atores no ápice de suas expressões.

Em segundo lugar, escolhe uma temática até então inexplorada no rol das produções voltadas a abordar a escravidão: o sequestro de homens livres para virarem escravos. O choque na mudança de vida para o negro é algo simplesmente surreal de ser pensado e visualizado, a não ser por meio das artes que conseguem traduzir tão bem esse cenário pesado da história da humanidade.

E em terceiro lugar pelas provações que o personagem passa, desde a perda da liberdade, a convivência sob as ordens de outrem, punições até o cúmulo de se ver forçado a punir seus próprios companheiros em uma cena angustiante, onde é possível ver as chibatadas atravessarem a carne e marcar o corpo, deixando transparecer parte dos ossos, e marcando, lembranças impossíveis de serem esquecidas na mente de cada um dos descendentes dos negros.

Enfim, um filme interessantíssimo de ser visto por tudo isso e mais todos os efeitos visuais. pois por mais descrição que seja feita as imagens ainda valeram mais que mil palavras.

Andarilho das Sombras

Rousseau e o Andarilho
Enviado por Rousseau e o Andarilho em 26/02/2014
Reeditado em 04/03/2014
Código do texto: T4706693
Classificação de conteúdo: seguro