Carnaval Antigo

Era uma vitrola antiga. Vitrola, não. Não chegava a tanto. Era uma “radiola” montada pelo meu pai que por ser laborioso fizera o curso por correspondência de eletricista. A prova constava da montagem daquele aparelho.

Fora aprovado e como prêmio ali estava a “radiola” para ouvir “LPs” de várias rotações. Os discos eram pesadíssimos e requeriam cuidados. Qualquer descuido ou arranhavam ou quebravam.

E foi assim que cresci vendo e ouvindo aquela geringonça alegrar as noites com os boleros, tangos e canções portuguesas.

Havia os discos de carnaval. Vários. Mas meu pai colecionava os de uma banda: “Lyra de Xopotó”.

Eu não tinha consciência de entender aquelas canções. Sabia que o carnaval chegara porque dias antes os dicos começavam a rodopiar no prato da “radiola”. E eu ouvia os comentários de meu pai e minha mãe:

-Está marchinha de carnaval é mesmo supimpa!

-Veja como Dalva de Oliveira canta com a alma!

Os discos mais antigos na verdade eram só chiados de alguma orquestra e as faixas eram continuas produzindo notas e ruídos por minutos seguidos até a agulha percorrer toda a face – lado A e lado B – do disco.

Além das músicas “chiadas”, o que me encantava eram as capas dos discos com suas fotos. Duas estão guardadas em minha memória.

Uma era de um Pierrô com sua Colombina e a outra capa de outro disco eram dois homens fantasiados de Domésticas de Luxo com suas argolas, colares , perucas coloridas e vestidos de cetim listrados.

Quando chega o carnaval estes personagens estampados naquelas capas de discos me tomam pela mão para brincarmos aqueles carnavais antigos com meus pais matando a saudade daqueles tempos e nos divertindo ao som da Lyra de Xopotó na sala de estar de nossa antiga sala.

Leonardo Lisbôa

Barbacena, 28/02/2014.

Leonardo Lisbôa
Enviado por Leonardo Lisbôa em 28/02/2014
Código do texto: T4710590
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.