EXPLICAÇÃO NO "ALÉM VIDA"

Ela fez de tudo. Sozinha, precisou de coragem e garra extras. Não esmoreceu, foi até o seu limite para cuidar, defender, auxiliar, encaminhar, enfim tudo o que fosse necessário. Não mediu esforços. Nunca fez nem nunca faz nada esperando retorno, recompensa, reconhecimento. Já aprendeu. A vida já lhe ensinou essa dura lição. A de saber que gratidão é um estado de alma. É como se fosse uma graduação no aprendizado da vida e deve ser muito difícil. Não é para tantos. As almas andam embevecidas demais e é preciso muita consciência e sensibilidade para chegar a esse estágio. A gratidão. Mas, em se tratando de suas crias, sendo ela a orientadora, e sendo herdeiros de até cinquenta por cento da sua genética, ela cometeu o grave erro de pensar que poderia esperar algo nesse sentido. Ganhou sim, mais um aprendizado para sua graduação. Lógico, nem gratidão, nem reconhecimento, nem atenção, nem nada não. Sofrimento certo.

Ainda assim, transbordando amor materno, procura uma explicação, uma justificativa para tanta negação e chega à compreensão, ao entendimento, provindos da benevolência do amor mais incondicional deste mundo: o amor de mãe. Num esforço transcendental, transporta a vida para âmbitos de além vida, e justifica o que a olho nu não teria explicação plausível. "Ela estaria reparando o erro dum abandono. Quem é abandonado sente mágoa. Não cabe gratidão. A verdade é que trazemos toda uma carga atávica que nos influencia de maneira muito contundente, mas vimos com pouca capacidade para ativar a sensibilidade e sentir o que nos vai na alma". E ela assim em toda a sua benignidade explica e compreende então a falta de entendimento que vivencia. E ama, apesar de tudo, de nada e de tantos quantos senões possam haver, ela ama. O abandono não a absteve de amor. E amará, lutando contra a mágoa que é para não adoecer sua alma.