O CARNAVAL PASSA, A ALEGRIA NÃO...


No Papel no Varal Erótico 2014...

“Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino. Que eu nunca aceite a ideia de que a maturidade exige um certo conformismo. Que eu não tenha medo nem vergonha de ainda desejar.”                 
                                     MARTA MEDEIROS


     Faz um tempinho e fiz uma proposta a Momo, o grande rei da esculhambação: “Decifra-me ou devoro-te!” Ele nem ligou, já que eu não era a Esfinge, só uma noiva mascarada, vestida de saiote rosa choque, grinalda prateada e véus multicoloridos.
     Brincadeiras à parte, trago dos tempos de estudante em que fazia teatro o gosto por vestir personagens. Embora minha trupe trabalhasse basicamente com manipulação de bonecos, quase sempre era eu a contracenar com eles, a viver quase todos os personagens (meio) humanos dos espetáculos.

     Como me desliguei do teatro já há bastante tempo, aproveito o período carnavalesco para viver alguns personagens, embora sem o encanto das coxias, das luzes e da plateia de um teatro, ou mesmo de um cenário improvisado, numa praça.
     Maceió não tem tido carnaval na data oficial. Neste período, os moradores que gostam de opções mais tranquilas vão brincar e veranear em cidades próximas e os foliões se mudam para Olinda, Recife ou Salvador. Mas já há algum tempo, a cidade se mobiliza em função de prévias, bailes de máscaras e blocos de rua. Dizem os mais velhos que tudo parece voltar no tempo.
     Nem preciso dizer o quanto gosto desse clima nostálgico. E de viver um personagem. Vários personagens. É como entrar no túnel do tempo: pierrôs, colombinas, arlequins, mascarados e mascaradas, chuvas de confete e serpentina e todos cantando ”vou beijar-te agora não me leve a mal, hoje é carnaval” ... "Oh, jardineira por que estás tão triste...”
     E quanto a Momo, sempre faz vista grossa mas sei que gosta se saio de bruxa, de noiva, de “Menina do Jaraguá”, de borboleta, de vedete...ou de camiseta. Quer mais é que eu vá botar meu bloco na rua, que cante e diga que bela é bela, que meu coração amanheceu pegando fogo... Pois sabe que nem tudo acaba na quarta-feira...
     E mesmo que passe  o feriado lendo na rede, indo a praia, vendo um bom filme ou ainda ouvindo MPB, minha “alma de vedete” já se esbaldou o suficiente para não se importar com que vier. E quem sabe não troque tudo por uma boa prosa, um sorvete na esquina? Um café? O certo é que o carnaval passa, o desejo de felicidade, a leveza da alma e a alegria de viver o que me cabe em qualquer tempo, não.


* reedição


No Baile de Máscaras "Carnaval do Zé Pereira 2014"


No bloco de rua Giz&Pó, Alergia Só, no Jaraguá Folia 2014


No XV Baile de Máscaras " Seresteiros da Pitanguinha" 2014"
em 2009, 2010...