UM DESRESPEITO DO INSS AO APOSENTADO

Sábado, 8 de Março de 2014

UM DESRESPEITO DO INSS AO APOSENTADO

Um país como o Brasil jamais alcançará o plano que conhecemos como "primeiro mundo". E isso nem é difícil de se explicar. O fator principal começa pelo aspecto do respeito à coisa pública. Mas também o respeito do poder público ao próprio cidadão. O que, a bem da verdade, vemos faltar quase sempre nas ações deste com relação ao segundo. E o Congresso Nacional é o primeiro da fila em matéria a desrespeitar a própria população.

Nesta semana, com a realização do carnaval, a Previdência Social (INSS) promoveu um desrespeito aos aposentados que dela recebem seus benefícios, haja vista que existe uma tabela que define e determina os pagamentos aos mesmos, que são efetuados de acordo com o final do número do benefício destes.

O dia 1º caiu num sábado, que não é considerado um dia útil. Então, as pessoas que deveriam receber seus benefícios no primeiro dia útil, só o poderiam fazer, no caso, na quarta-feira seguinte. E os demais benefícios datados do segundo dia útil do mês, de acordo com aquela tabela, teriam seus pagamentos retardados também. Mas já com o pessoal do terceiro dia útil, o pagamento deveria ser feita nesta sexta-feira, 7 de março, o que não ocorreu, sendo o mesmo transferido para a segunda-feira, 10.

Ora, se os bancos abriram na quarta-feira, 5, mesmo que a partir do meio-dia, esse passa a ser o primeiro dia útil do mês de março, sim. E não haveria como o INSS transferir e atrasar o pagamento do pessoal do terceiro dia útil lá para a segunda-feira, dia 10 de março. E foi isso que esse órgão promoveu.

Isso é um tremendo desrespeito aos aposentados desse país, sim. Porque o dinheiro, com certeza, já está à disposição desses, e os bancos deveriam efetuar o pagamento normalmente como nos períodos anteriores feitos. E tais importâncias não podem e nem devem servir de investimentos financeiros para o INSS ou para os bancos, em detrimento de prejuízos dos aposentados que, possuindo encargos a serem quitados nos prazos previstos, com o atraso do pagamento de suas aposentadorias, incorrerão em atraso nestes, e serão penalizados com a cobrança de multa e juros, como acontece nessas circunstâncias.

Isto requereria uma manifestação objetiva e maciça por parte dos aposentados desse país, que até são beneficiados por lei específica, a dos idosos, que lhes garantem certos direitos o que não está sendo observado nessa oportunidade pelo próprio INSS.

E mais uma vez fica configurado (e homologado) que um país que precisa de leis específicas para idosos, mulheres, crianças e pessoas negras, não cumpre o que está escrito. E, por desdobramentos, deixa de respeitar a própria lei máxima do país, a Constituição Federal.

Dessa forma, é bom lembrar à população que esse ano haverá eleição no país. E essa é a hora para se promover as mudanças que urgem serem feitas no quadro que se apresenta no Congresso Nacional Brasileiro, onde os políticos que passaram e ainda estão por lá, não estão preocupados com o povo brasileiro e, sim, com suas próprias situações, onde conseguiram alcançar um estágio de total privilégio, a custos extraordinários do sacrifício de cada um de nós.

E essa situação, além de não poder continuar, tem que sofrer mudanças radicais, eliminando-se tais privilégios dessa gente, fazendo-os cumprirem com as premissas para as quais foram eleitos e os obrigando a legislarem de forma geral e coletiva, e não em proveito próprio, como acontece no país.

E é dessa forma que apresento o meu protesto e toda a minha indignação que cabe nessas circunstâncias.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 08/03/2014
Código do texto: T4719917
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.