Sobre o Dia da Mulher

Neste Dia da Mulher, há muito o que pensar: que as mulheres conquistaram muito mas que, infelizmente, o machismo continua impregnado, latente e fazendo com que diversas mulheres sejam discriminadas no trabalho, desrespeitadas no lar, espancadas e mesmo sujeitas a piadas quando sofrem crimes de natureza sexual. Mesmo nos tempos atuais, se uma mulher sofre estupro, há os que ficam lançando comentários maldosos dizendo que pode ser que a "mulher tenha provocado o cara", como se houvesse justificativa para um crime dessa natureza.

Outro problema a ser ressaltado é o fato de muitas mulheres serem oprimidas por seus maridos, que vivem a humilhá-las, criticando-as o tempo todo e zombando de seus menores erros, reais ou imaginários, fazendo-as se sentir inadequadas e erradas. Quantas não abrem mão de suas carreiras para se dedicar aos companheiros e filhos, que nem mesmo reconhecem seu sacrifício e as tratam como se elas não tivessem nenhuma importância e a sua existência devesse ser apenas para preencher as necessidades alheias. Não é porque uma mulher resolveu ser esposa e mãe em tempo integral que ela não tem seus sonhos, necessidades e não deve ser considerada um membro ativo da sociedade.

A mulher já pode ter provado seu valor como indivíduo e ser social, mas muitos traços de nossa herança machista predominam e impedem muitas de serem respeitadas como os seres humanos dignos que são.