ENCONTRO DE POETAS - Em Salvador, na Bienal do Livro da Bahia

ENCONRO DE POETAS EM SALVADOR

NA BIENAL DO LIVRO DA BAHIA

Sem dúvidas, poucas pessoas viveram momentos tão singelos ao se encontrarem em local determinado para curtir poesia e estabelecer vínculos de amizade, uma vez que quase todos eram, até então, amigos virtuais, entre aspas, já que participaram de alguns livros (antologias) juntos. Pessoalmente, entretanto, conhecemo-nos na soterópolis.

O dia 18 de abril de 2007 representa um marco em nossa vida! Na vida de vários de nós que nos deslocamos das nossas cidades para um encontro marcado em Salvador da Bahia. A motivação, o lançamento de livros na 8ª Bienal do Livro da Bahia, com data estabelecida para o dia 20 de abril. Desde o dia 18, passamos a sair em comitiva por Salvador. Fomos ao Pelourinho, passamos uma tarde na Cantina da Lua, do nosso amigo Clarindo Silva, talvez o bar/restaurante com mais história artística da Bahia e que representa a obstinação de Clarindo pela revitalização do Centro Histórico. Lá, tivemos o prazer de adquirir um exemplar do livro “MEMÓRIAS DA CANTINA DA LUA”. Enquanto estávamos a saborear um chopp gelado, voltava no tempo e relembrava os momentos agradáveis que passamos na Cantina da Lua, nos anos 1970, quando vinha do Rio de Janeiro e encontrava os amigos Ernesto Marques, Carlos Napoli, Beto Napoli, Jeová de Carvalho, Tião Motorista, Ederaldo Gentil, Edil Pacheco e tantos outros companheiros de longa jornada!

A visita à Casa de Jorge Amado e ao Pelô, sem dúvidas, mexe com o astral de quem vai a Salvador. E isso aconteceu com o grupo inteiro.

A poetisa portuguesa Helena Bandeira, a poetisa carioca Meg Klopper, seu esposo George, o poeta maranhense Erasmo Shallkytton, o videomaker Beto Magno, enfim, o encontro marcado na Bienal, e a somatória dos poetas Nilson Natal e Teresa Neumann para o lançamento dos nossos livros, com a presença ilustre do nosso confrade e professor, Edivaldo Machado Boaventura, três vezes secretário de Educação da Bahia, presidente da Academia de Letras da Bahia e atual diretor geral do jornal A Tarde. Ainda nesta noite, participamos no Espaço da Poesia Zeca Magalhães, onde cada um de nós deixou seu recado para o grupo e para o público presente. São ocasiões que se tornam indeléveis em nossa memória!

Com o veículo que alugamos conduzido pelo motorista - Luiz Humberto, acompanhados de gente da melhor estirpe, desde o shoping Iguatemi aos restaurantes da orla, mais precisamente da Pituba, nosso périplo foi constante e inesquecível.

Fazendo este retrospecto, viajo no túnel do tempo aos finais dos anos 1960 quando tínhamos um grupo que reinava nas noites de Salvador, principalmente no Varandá – de Sandoval, o point de MPB - localizado no Pau da Bandeira, sob o violão de João da Matança e apresentação e freqüência dos melhores compositores e artistas da Bahia. Sem esquecer das serestas na Lagoa do Abaeté e noitadas inesquecíveis na Zucca Pizzaria, ao lado dos amigos já citados, somados ao pianista e maestro Carlos Lacerda, ao poeta Guido Guerra, em cujo local realizamos programas ao vivo da TV Aratu sob a batuta da apresentadora Tereza, nossa amiga e fã. Lá tivemos contatos importantes com Sérgio Bittencourt, Luiz Vieira e outros monstros sagrados da nossa MPB.

SESSÃO DA APOLO

No sábado, 21 de abril, nos reunimos no Salão Farol da Barra do Golden Park Hotel para empossar os novos membros efetivos da APOLO e aí novas emoções rolaram, através de declamações e palavras de incentivo, poemas quais música aos nossos ouvidos!

Ao final, como oleiros da palavra, tivemos importante encontro com jornalistas e estagiários em Comunicação, alunos da atriz e professora Rada Rezedá, com entrevistas, sabatina e tudo o mais. Enfim, chegamos ao nosso desiderato. Tínhamos que nos despedir. Cada qual pegaria seu avião para a volta, enquanto eu ia para a Rodoviária pegar o ônibus da Novo Horizonte das 21:30 para Conquista. Um filme, um sonho, algo que não sei bem como definir e a esperança de um novo encontro com os grandes amigos que conquistamos!

E… c´est fini.

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 02/05/2007
Reeditado em 07/05/2007
Código do texto: T472249
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.