Pequeno manual para entender os adultos.

A mãe chega da reunião da escola batendo as portas da casa, procurando pelo filho.

- Guiiiilheeeme!

- Oi, mamãe…

- Não tem nada de “oi, mamãe…”

- A senhora tá com raiva?

- Mamãe tá muito chateada com você .

- Por quê ?

- E você ainda pergunta!!!

- É por causa que eu to conversando lá na classe?

- O problema é que você tá deixando de fazer a lição e ainda por cima fica atrapalhando outras pessoas…

- Eu nem conversei tanto…

- Não conversou tanto o teu nariz!! Você deixou de fazer os exercícios.

- Mas eu faço aqui, então. Além do mais eu já aprendi.

- Não vem com esse papo. Lição de classe é pra fazer na classe. Lição de casa é pra fazer em casa.

- E conversar? E brincar?

- Isso daí tem hora certa. Hora e lugar.

- Por quê?

- Porque sim e não discute.

- Eu gosto de estudar… mas também gosto de conversar e brincar.

- Pois então trate de estudar na classe que depois você pode brincar e conversar.

- Por que o estudo é diferente da conversa e da brincadeira?

- Porque estudo é coisa séria.

- Mas eu sou criança!!!

- E daí?

- Não sou sério.

- Guilheeermee!!! Chega!

- Você não quer conversar? Pensei que agora fosse a hora…

- Guilherme! Você não entendeu?! Você fez uma coisa muito feia. Uma coisa errada. Por isso a mamãe tá chateada com você. Por isso a mamãe não quer falar com você.

- É por isso que a senhora tá me botando de castigo?

- Sim… pra você aprender.

- Você faz coisa errada?

- Sim, às vezes a mamãe também erra.

- E quem te põe de castigo?

- Ninguém.

- Então como é que a senhora aprende?

- Ah, Guilherme! Como você enche o saco!

- É que eu gosto de aprender assim… perguntando, brincando, conversando…

- E sua aula não é assim, né?

- Não.

- É por isso, então, que você fica conversando na aula?

- É.

- … … Mas não interessa. Você tem que obedecer sua professora. Estou sendo chamada pela escola por causa do seu mau comportamento.

- Não me comportei mal.

- Ah, é?… Por acaso o senhor se comportou bem, então?

- Não sei.

- Se você não se comportou mal e nem bem… então como você acha que se comportou, heim mocinho?

- Me comportei como criança, oras!

- Ah, Guilherme!… Não vê que você tem que parar com essa infantilidade. Meu filho! Você já tem oito anos!

- Eu to estudando pra virar adulto?

- Sim.

- Então por que a senhora não está estudando pra virar velha?

- Gui-lher-me! Vou aumentar seu castigo pra quatro semanas sem televisão!

- A senhora me dá castigo pra eu aprender ou me dá castigo por que tá com raiva?

- Guilherme! Você acha que você tem razão no que você anda fazendo?!

- Tenho.

- Ah, tem?!

- Tenho sim. Razão de criança.

- Ah, Guilherme… não te entendo…

- Queria te botar de castigo agora.

- Guilherme!…Quer apanhar?!

- Queria te colocar de castigo pra ver se funciona. Estou tentando te explicar o que tá acontecendo e a senhora não entende!…

- Olha, Guilherme… vamos mudar de assunto. O Gilberto me pediu pra ler uma historinha que ele escreveu.

- Oba!! Sobre o que é?

- Não sei. Ainda não li. Deve ser aquelas baboseiras que ele vive falando…Esse cara é outro que eu não entendo… Às vezes parece ser tão criança quanto você.

- Puxa! É mesmo ? Queria que ele me explicasse!…

- Explicasse o quê?

- Como ele conseguiu virar adulto sem deixar de ser criança… pois eu não to conseguindo ser criança nem agora…

- Vai querer que eu leia ou não?

- Leia. Leia. Leia.

- Tá bom… Começa assim…¨A mãe chega da reunião da escola batendo as portas da casa…” …

Gilberto Messias
Enviado por Gilberto Messias em 02/05/2007
Reeditado em 02/05/2007
Código do texto: T472405