A QUEDA DO AVIÃO DA MALAYSIA AIRLINE

Segunda-Feira, 10 de Março de 2014

A QUEDA DO AVIÃO DA MALAYSIA AIRLINE

O acidente envolvendo o avião da Malaysia Airline que caiu no Mar do Sul da China no último dia 8, até hoje encontra-se sob mistério. As autoridades ainda não conseguiram localizar a aeronave e nem seus destroços, caso haja mesmo caído.

Algumas informações fazem ilações a respeito do acidente mas nenhuma delas define o que ocasionou a queda. E segundos especialistas da área, há quatro hipótese para o acontecimento, desde que envolvam humanos: sequestro, sabotagem, problemas psicológicos e problemas pessoais de passageiros.

E o que surpreende nessa questão é ver que passados vários dias ainda não se tenha encontrado nenhum vestígio e nem peças da queda da aeronave, um Boeing 777-200. Há somente suposições e mais nada.

Mas o que chama à atenção num acidente aéreo é ver a comoção geral da população e, por que não dizer, a exploração que a imprensa faz sobre esses acontecimentos. E mesmo que se saiba que há a possibilidade de envolver a morte de 239 pessoas, como nesse caso, há a necessidade de que todo mundo saiba que a coisa é assim mesmo. Quem anda de avião deve e tem que saber que pode ter esse fim.

Por mais que cause espanto uma queda de um avião, deve-se saber, também, que é um acidente como outro qualquer. Ou quase. E que alguns especialistas (e pilotos também) afirmam que a queda de um deles, quase sempre se dá por falha humana ou motivado por alguma ação criminosa. O avião é uma das coisas mais seguras e confiáveis que existem nesse mundo. E com um detalhe: um avião, a bem da verdade, corresponde a duas unidades no mesmo lugar, simultaneamente. Porque nele tudo é dobrado, a começar pelos motores e pelos pilotos. Só isso já garante a confiabilidade que ele nos oferece.

Talvez haja esta comoção e alarde geral porque é muito raro um avião cair. Aí, um fato como esse, espante a qualquer pessoa. Mas se nos preocuparmos em saber quanta gente morre diariamente no mundo por motivos que envolvam outros tipos de acidentes, o automobilístico, por exemplo, ficaremos todos estarrecidíssimos, com certeza.

Enfim, a morte é a pior coisa que possa existir para cada um de nós. E num acidente aéreo envolve pessoas de várias idades. E nesse caso, entre os passageiros, haviam quatro ou cinco crianças. E estas, infelizmente, viram suas vidas terminadas de forma abrupta e violenta. O que é mais chocante, ainda.

Agora só resta a expectativa de se encontrar os destroços da aeronave, bem como os corpos de todos os que ali sucumbiram e torcer para que demore muito para que um outro acidente grave como esse aconteça. Mas de preferência que nenhum outro aconteça novamente.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 11/03/2014
Código do texto: T4724767
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.