Bares do Rio de Janeiro

Se estivesse vivo, que bares o Machado de Assis frequentaria no Rio de Janeiro de hoje?

Pergunta de doido? Quase. É uma pergunta que passou pela minha cabeça de acompanhante, extremamente extenuada, de paciente na emergência do hospital. Estava eu então ali sentada, há várias horas, naquela cadeirinha ao lado da maca onde minha mãe jazia acamada há alguns dias e esse pensamento cruzou minha mente e se instalou. Ficou martelando por um tempão.

Um bom barzinho para o nosso grande escritor frequentar seria talvez o Capitu, no Cosme Velho... será que existe este bar? Não sei, se é que existe, até eu gostaria de conhecê-lo. Se bem que talvez as dúvidas quanto aos pratos sugeridos no cardápio me levassem a não escolher nada no final.

Outro bar que o Machado poderia frequentar é o Quincas Borba lá para as bandas do Outeiro da Glória. De novo, será que existe este bar? Bom, se existe, deve ser um local onde seja permitida a entrada de cães!

Pensando bem, o melhor bar para ele seria o Ideia Fixa, na Rua do Ouvidor! Ai, meu Deus, será que esse bar existe? Eu é que adoraria frequentá-lo... Volta e meia tenho ideias fixas. Só peço a Deus que eu não tenha o mesmo fim do Brás Cubas...

Mas então, se estivesse vivo, que bares frequentaria o Machado de Assis no Rio de Janeiro de hoje?